Sorriso ultrapassa os 90% na cobertura contra a pólio

Sorriso imunizou 6.068 crianças contra a pólio. O número equivale a 90,11% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o Município, fixado em 6.734 crianças na faixa etária de um ano até cinco anos incompletos. Conforme o gestor da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), Sílvio Stolfo, a equipe da pasta realizou um conjunto de ações como dois dias Ds, imunizações aos sábados à tarde, vacinações em escolas e busca ativa nos bairros.

“Mas nossa meta é chegar aos 100%, por isso, vamos continuar imunizando em todas as Unidades de Saúde da Família (USF); pais e responsáveis que ainda não imunizaram seus pequenos, podem e devem ir levar seus pequenos para imunizar”, frisa. “Agradeço muito o empenho da equipe que foi fundamental para atingirmos esse índice de vacinação”, diz Sílvio.

Além de continuar ofertando as duas gotinhas contra a pólio, também continua sendo ofertada a vacina contra o sarampo. Até o momento, Sorriso imunizou 6.662 crianças contra o sarampo, o que equivale a 86,91% da meta total. Nesse caso, a expectativa é imunizar 7.665 crianças. O número é estabelecido pelo Ministério da Saúde. A vacina do sarampo integra as doses de rotina, ou seja, que ficam disponíveis nas unidades de saúde durante todo o ano, mesmo fora de época de campanha.

E como informação nunca é demais, é bom lembrar que no momento da matrícula ou rematrícula, as escolas exigem a caderneta vacinal atualizada, então é válido procurar a USF.

Vale lembrar que no Município, a Semsas conta com o apoio do Rotary Club na divulgação e nas ações de imunização.

Pólio no país

De acordo com a plataforma Localiza SUS, do MS, a meta é imunizar 11.572.563 crianças menores um ano até cinco anos incompletos contra a pólio. Até o momento, 6.736.574 receberam as gotinhas, o que corresponde a 58,21% do total. (da assessoria)

Veja também

ONG Cirinho Sorrindo segue com as campanhas Outubro +Que Rosa e Novembro +Que Azul

Gilberto Figueiredo retorna à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso

Estados Unidos confirmam primeiro caso de nova variante da mpox

Dr. Angelo Demarco anuncia recesso do Instituto Angelo Demarco e reforça cuidados com saúde bucal

SES alerta sobre aumento de animais peçonhentos durante o período de chuvas; veja o que fazer

Número de casos notificados de coqueluche cresce em 2024