Sorriso: UPA registra mais de 1,2 mil atendimentos em três dias e secretário de saúde pede ajuda da população

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava, em uma cidade não especificada, registrou mais de 1,2 mil atendimentos em três dias, de acordo com dados divulgados pelo secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro. Foram 399 atendimentos na segunda-feira, 382 na terça-feira e 424 na quarta-feira. Segundo o secretário, mais de 50% dos atendimentos foram de situações de baixa complexidade.

Marchioro explicou que a equipe da UPA foi reforçada com seis médicos atendendo por período para lidar com o grande volume de pacientes, mas os atendimentos de alta complexidade exigem mais tempo e dedicação, o que pode resultar em espera para aqueles com situações de baixa complexidade.

Ele recomenda que aqueles que apresentam sintomas gripais leves ou precisam de curativos procurem o Programa de Saúde da Família (PSF) mais próximo de sua casa para agilizar seu próprio atendimento.

No entanto, o gestor enfatizou que, em situações de emergência ou urgência, é necessário ir diretamente à UPA. Durante os três dias analisados, houve 95 registros de emergência envolvendo pacientes em paradas cardíacas, acidentados e outras situações de risco de vida. Marchioro disse que a UPA está com 20 pacientes internados aguardando vagas para hospitais, que estão com leitos lotados devido à pandemia.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Sorriso promove evento pela Paz e Conciliação com shows de Fernanda Brum e Tony Allysson

Feira do Rota do Sol realiza festa julina com apresentação da Junina Joias do Cerrado nesta quarta-feira (16)

ACES Sorriso celebra Dia do Comerciante com café da manhã e reflexão sobre desafios econômicos

Trabalhador fica ferido após explosão de pneu em carreta na Perimetral Sudeste em Sorriso

Bombeiros de MT participam de capacitação da Força Nacional com foco no combate a incêndios florestais

Polícia prende suspeito com 15 porções de droga na Zona Leste de Sorriso