Sorriso: UPA registra mais de 1,2 mil atendimentos em três dias e secretário de saúde pede ajuda da população

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava, em uma cidade não especificada, registrou mais de 1,2 mil atendimentos em três dias, de acordo com dados divulgados pelo secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro. Foram 399 atendimentos na segunda-feira, 382 na terça-feira e 424 na quarta-feira. Segundo o secretário, mais de 50% dos atendimentos foram de situações de baixa complexidade.

Marchioro explicou que a equipe da UPA foi reforçada com seis médicos atendendo por período para lidar com o grande volume de pacientes, mas os atendimentos de alta complexidade exigem mais tempo e dedicação, o que pode resultar em espera para aqueles com situações de baixa complexidade.

Ele recomenda que aqueles que apresentam sintomas gripais leves ou precisam de curativos procurem o Programa de Saúde da Família (PSF) mais próximo de sua casa para agilizar seu próprio atendimento.

No entanto, o gestor enfatizou que, em situações de emergência ou urgência, é necessário ir diretamente à UPA. Durante os três dias analisados, houve 95 registros de emergência envolvendo pacientes em paradas cardíacas, acidentados e outras situações de risco de vida. Marchioro disse que a UPA está com 20 pacientes internados aguardando vagas para hospitais, que estão com leitos lotados devido à pandemia.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo