Sorriso: vacina contra meningite também está disponível para profissionais da saúde

No caso da vacina meningocócica C (Conjugada), as doses estão disponíveis em todos os PSFs da rede tanto para as crianças e adolescentes não vacinados até 10 anos de idade quanto para os trabalhadores da saúde.

O comunicado, incluindo os trabalhadores da saúde no grupo que deve receber a meningo, foi emitido pela Secretaria de Vigilância em Saúde em 13 de junho. Em Sorriso, a responsável pela Sala de Vacinas, Kátia Dal Prá, pontua que a meta é imunizar todos os trabalhadores da saúde, independente da idade.

Para isso, é só procurar o PSF mais próximo de sua residência munidos de um documento que comprove a atuação na área de saúde, CPF e cartão de vacinas. O horário a gente reforça: das 7h30 às 10h30 pela manhã e das 13h30 às 16h30 à tarde.

A mesma recomendação é válida para crianças e adolescentes com esquema incompleto do imunizante, que estão sem nenhuma dose registrada no cartão de vacinas.   Vale lembrar que no caso das crianças, a meningo é rotina, integra o Calendário Nacional de Vacinação no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. As crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, poderão ser vacinados até os 4 (quatro) anos, 11 meses e 29 dias, conforme Instrução Normativa do Ministério da Saúde. Por isso reforçamos: a dose para os adolescentes é aplicada caso não haja registro no cartão.

Profissionais da saúde estão sendo convidados  a procurar o PSF e atualizar a vacina. Caso tenha filhos nessa faixa e ficou com dúvidas, pode ir até o PSF e levar o cartão de vacinas  para conferir.

Veja também

Aplicação da vacina da Dengue do Butantan começará a partir do dia 17

Guia orienta sobre mudanças no rastreamento do câncer do colo do útero

Uso de canetas emagrecedoras por idosos requer cuidados, diz geriatra

Obras dos quatro novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso

Vigilância contra sarampo é intensificada em SP, MS e PR para evitar reintrodução do vírus

Hospital Central do Estado poderá ser visitado pela população até o dia 6 de janeiro