Sorriso: vacinas contra gripe e sarampo começam a ser aplicadas dia 4 de abril

Sorriso se prepara para, assim como em todo o país, iniciar a campanha de imunização contra a gripe e também contra o sarampo a partir da próxima segunda-feira (04). Como nos anos anteriores, a vacinação contra a gripe seguirá a ordem de grupos prioritários com a imunização de idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde entre os dias 04 de abril a 02 de maio.

E é bom frisar que a vacina de 2022 é diferente do imunizante aplicado em 2021. Lembra do surto de gripe no ano passado? Então, o imunizante já foi alterado e já vem com a proteção contra a cepa Darwin (H3N2) – aquela que foi a responsável pelo surto no fim de 2021 e início de 2022.

Outra novidade é que dessa vez o imunizante irá ao encontro dos pacientes. Isso mesmo, na segunda-feira (04) e na quinta-feira (07), as equipes de imunização estarão no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) para aplicar o imunizante.

A expectativa estabelecida pelo Ministério da Saúde para o Município é imunizar 7.178 idosos contra a gripe. No geral, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 23.945 sorrisenses contra a gripe.

E além de receber a vacina contra a influenza, os trabalhadores da saúde também serão imunizados contra o sarampo; a meta é imunizar 1.854 trabalhadores da saúde contra a gripe e contra o sarampo.

Segunda etapa

Já a segunda etapa de imunização contra a gripe, será realizada entre os dias 03 de maio a 03 de junho e também será ofertada a vacina contra o sarampo para as crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias). A expectativa é imunizar 7.665 crianças contra o sarampo; o mesmo número deverá ser imunizado contra a gripe.

A partir de maio, além de imunizar as crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a gripe, também  serão imunizadas 1.470 gestantes e 242 puérperas; 1.205 professores; 2.125 pessoas com comorbidades; 1.914 pessoas com deficiência permanente; 291 adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Além destes, devem ser imunizados também integrantes das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano; para estes públicos não há uma estimativa quantificada.

Para a imunização, o cidadão deve comparecer com o cartão SUS e o CPF na sala de vacina mais perto de sua residência.

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, pontua que serão duas campanhas realizadas de forma concomitante. “Vamos trabalhar com as vacinas contra a gripe e contra o sarampo ao mesmo tempo; pedimos ao público-alvo que compareça, que busque a imunização; a eficácia dessas vacinas vem sendo comprovada ao longo dos anos”, frisa.

Sarampo no Brasil

Em 2016, Brasil recebeu a certificação da eliminação do vírus endêmico; tanto em 2016 quanto 2017 não houve registros da enfermidade. Em 2018, o país voltou a contabilizar casos; foram 9.325 confirmações. E entre 2019 a 2021 foram 30.17 registros.

 

Serviço:

Vacina contra a gripe 1ª etapa:

  • De 4 de abril a 2 de maio: vacinação do idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

Vacina contra a gripe 2ª etapa:

  • De 3 de maio a 3 de junho: crianças de 06 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); professores; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas; pacientes com doenças crônicas, desde que autorizadas pelo médico; forças de segurança e funcionários do sistema prisional.

Vacina sarampo 1ª etapa:

De 4 de abril a 2 de maio: vacinação dos trabalhadores da saúde – juntamente com a primeira etapa da vacinação contra influenza;

 

Vacina sarampo 2ª etapa:

De 3 de maio a 3 de junho de 2022: campanha de seguimento contra o sarampo para crianças de 06 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) – juntamente com a segunda etapa da vacinação contra influenza.

Veja também

Suínos: preços sobem na 2ª quinzena, mas médias variam conforme região

Audiências entre Judiciário e Executivo buscam soluções para questões de interesse público em Sorriso

Mato Grosso está em 4º lugar no ranking de desigualdade salarial; mulheres ganham 31,4% menos que os homens

Prefeitura de Sorriso emite nota de esclarecimento sobre declarações de secretário em reunião com servidores

Operação Hospital Seguro desarticula quadrilha de fraudadores em Mato Grosso

Correios atenderão a serviços da Caixa, como seguro-desemprego e FGTS