Sorriso vai oferecer cursos gratuitos para qualificação de mão-de-obra

O assunto foi abordado em entrevista concedida ao programa A Voz do Povo na Sorriso FM nesta 4ª-feira (06-04), pelo Secretário de Desenvolvimento Cláudio Oliveira junto com o Coordenador da Sala do Empreendedor, Leonardo Kozak.

A ação integra o programa Desenvolve Sorriso lançado há cinco anos, que investirá em 2022 R$ 300 mil reais em cursos de formação e capacitação no município.

Pesquisas apontam que atualmente Sorriso tem déficit de mão-de-obra em pelo menos 36 profissões. Entre estas, destaque para os setores de construção civil, com pedreiro, mestre de obras e outros; panificação e de forma geral auxiliar de produção, babá, barbeiro, doméstica, manicure, recepcionista, atendente e camareira, entre outros.

Segundo Cláudio Oliveira, a chegada de novas empresas em Sorriso traz à tona preocupações em relação à falta de profissionais preparados para atuar no mercado. “Não só quem quer entrar no mercado, mas também quem está atuando e precisa se qualificar pode se beneficiar dos cursos que serão ofertados. As vagas serão divididas: 50% para quem está procurando trabalho e 50% para quem está trabalhando e precisa se qualificar”, explica.

A pesquisa das maiores demandas vai apontar quais cursos serão ofertados primeiro à comunidade sorrisense. “Pedimos que fiquem atentos para estas vagas que oportunamente anunciaremos”, destaca o secretário.

Além do projeto Capacitar, que oferta cursos e treinamentos para profissões específicas, o programa conta com a Sala do Empreendedor. Em atuação conjunta com o SEBRAE é oferecida a capacitação para empresários e colaboradores e também o acompanhamento das empresas. “As ações já iniciaram, com palestras realizadas no mês passado e no dia 04 de abril com o tema atendimento ao cliente. Teremos ainda palestra com Geraldo Rufino em maio, treinamentos em gestão financeira e gestão de pessoas, técnicas em vendas, atendimento ao cliente e planejamento estratégico ao longo do ano. Os interessados podem entrar em contato com a Secretaria para aproveitarem a oportunidade”, explica Cláudio Oliveira. Contato pode ser feito nos telefones: 3545-8381 ou 3545-8384.

O Coordenador da Sala do empreendedor, Leonardo Kozak, ressaltou a importância das ações. “Nós estamos com o suporte para a Secretaria na parte técnica. Fazemos o trabalho de recepcionar estes empresários e profissionais onde temos esta demanda, para melhorar estes números. Trabalhamos em parceria também com o Desenvolve MT para ofertar o crédito. Visitamos também as empresas e o que queremos é buscar soluções para resolver o problema dos empresários e dos profissionais”, disse.

Turismo

Na entrevistam, o Secretário Cláudio Oliveira falou também sobre o turismo, que nesta semana conseguiu certificação importante.

O município conseguiu chegar à categoria B dentro do mapa do turismo, comparada hoje a Cáceres e ao Pantanal. Em Sorriso a atração é o turismo de negócios. “Temos também belezas naturais, mas o objetivo é esse turismo de negócios atraindo empresários.  Nós precisamos movimentar o turismo em Sorriso. Para isso tivemos que trabalhar muito na efetivação desta presença de Sorriso no mapa turístico. Estamos agora com a situação regulamentada, podendo receber também recursos estaduais e federais para fomentar o turismo. Movimenta a parte de hotelaria, bares e restaurantes e também movimenta a parte de negócios. Muitas vezes turistas vem, acabam gostando e fazem investimentos”, explica Cláudio Oliveira.

 

Veja também

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade

Corpo de Bombeiros alerta para importância de preparar aceiros em atenção ao período de estiagem

Chefe da 37ª Ciretran esclarece dúvidas sobre CNH Social em entrevista à Sorriso FM

Representantes da Aprocel falam sobre georreferenciamento no Assentamento Jonas Pinheiro

PM e Bombeiros iniciam buscas por adolescente desaparecido em Sorriso