A iniciativa da Semas, coordenada pela gestora da AEPETI (Ações Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Milana Silvia Higino Mendes, tem como intuito a conscientização sobre os comprometimentos que o trabalho infantil trás na vida de crianças e jovens. Somente através deste entendimento que a sociedade se engajará na luta para erradicar o trabalho infantil. “É preciso promover o desenvolvimento de forma a garantir a saúde, a segurança e a formação ampla de crianças e adolescentes. Se queremos uma sociedade melhor, profissionais mais qualificados e saudáveis, inclusive, precisamos respeitar e garantir que o desenvolvimento aconteça gradativamente”, explica Milana.

Dentre as atividades programadas para o mês de junho está o projeto de extensão com os acadêmicos dos cursos de Direito e Administração da Facem sobre a Lei da Aprendizagem (tripé do programa de aprendizagem/direitos e deveres), que acontecerá entre os dias 06 e 10 de junho.

Um concurso de desenho também fará parte da programação, em que jovens do projeto Aprendiz Sorriso Legal participarão da escolha do slogan e da imagem que irá estampar as camisetas do projeto. O concurso será lançado no dia 10, com premiação dos três primeiros lugares no dia 30, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), às 18h.

Entre os dias 13 e 14, o tema “Os comprometimentos do Trabalho Infantil” será debatido em um evento que acontecerá no Centro de Eventos Ari José Riedi e reunirá um representante de cada turma das últimas séries (8º e 9º anos) do Ensino Fundamental II e as três séries (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Médio da rede estadual de ensino.

Durante o evento, haverá palestras sobre cada área de comprometimento do Trabalho Infantil: Educação, esporte, cultura e lazer; profissionalização e proteção no trabalho; convivência familiar e comunitária; vida e saúde; e liberdade, respeito e dignidade. Terão ainda oficinas para cada tema ministrado na palestra com monitores do Departamento de Cultura, com apresentação das produções.