Sorriso: mutirão ambiental Vale do Teles Pires auxilia produtores rurais a compreenderem o CAR

Teve início recentemente o Mutirão Ambiental Vale do Teles Pires, um evento organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em colaboração com diversas instituições parceiras. O principal objetivo deste mutirão é esclarecer as dúvidas dos produtores rurais em relação ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A iniciativa, que se estenderá até a quarta-feira, 30 de agosto, busca fortalecer o diálogo entre os produtores rurais e a Sema, visando evitar ações que possam resultar em infrações ambientais e multas. Além disso, a intenção é prevenir a suspensão do CAR devido à falta de acompanhamento do processo. Um dos principais focos é aumentar a quantidade de cadastros que possuam documentos e informações corretas para serem validados pelo órgão ambiental.

Luciane Bertinatto, secretária-adjunta de Gestão Ambiental da Sema, destacou a importância do evento ao mencionar que a meta é promover a produção sustentável e certificar que a produção esteja em conformidade para acessar mercados internacionais. Ela enfatizou que agir sem licença ambiental é considerado um crime ambiental, e a Sema está se dispondo como parceira para auxiliar os produtores a operarem dentro dos limites legais.

Marcelo Lincoln, secretário de Agricultura, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Sorriso, expressou sua gratidão pelo apoio da Sema e pela oportunidade de aprender e, posteriormente, contribuir com os produtores do município. O prefeito Ari Lafin também destacou a importância do compromisso regional com a sustentabilidade ambiental.

Sadi Beledelli, presidente do Sindicato Rural, ressaltou que o Mato Grosso está empenhado em garantir que a produção ocorra dentro das diretrizes legais. O Mutirão Ambiental Vale do Teles Pires está em andamento em Sorriso, oferecendo atendimento individual para produtores dos municípios de Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Sorriso e Tapurah. A equipe técnica da Sema está à disposição para fornecer esclarecimentos na sede do Sindicato Rural de Sorriso, das 8h às 17h.

O Mutirão Ambiental é uma colaboração entre a Sema, o Sindicato Rural, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), demonstrando um esforço conjunto para promover a conscientização e a conformidade ambiental no estado.

galeria de imagens

Veja também

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil