Teve início recentemente o Mutirão Ambiental Vale do Teles Pires, um evento organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em colaboração com diversas instituições parceiras. O principal objetivo deste mutirão é esclarecer as dúvidas dos produtores rurais em relação ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).
A iniciativa, que se estenderá até a quarta-feira, 30 de agosto, busca fortalecer o diálogo entre os produtores rurais e a Sema, visando evitar ações que possam resultar em infrações ambientais e multas. Além disso, a intenção é prevenir a suspensão do CAR devido à falta de acompanhamento do processo. Um dos principais focos é aumentar a quantidade de cadastros que possuam documentos e informações corretas para serem validados pelo órgão ambiental.
Luciane Bertinatto, secretária-adjunta de Gestão Ambiental da Sema, destacou a importância do evento ao mencionar que a meta é promover a produção sustentável e certificar que a produção esteja em conformidade para acessar mercados internacionais. Ela enfatizou que agir sem licença ambiental é considerado um crime ambiental, e a Sema está se dispondo como parceira para auxiliar os produtores a operarem dentro dos limites legais.
Marcelo Lincoln, secretário de Agricultura, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Sorriso, expressou sua gratidão pelo apoio da Sema e pela oportunidade de aprender e, posteriormente, contribuir com os produtores do município. O prefeito Ari Lafin também destacou a importância do compromisso regional com a sustentabilidade ambiental.
Sadi Beledelli, presidente do Sindicato Rural, ressaltou que o Mato Grosso está empenhado em garantir que a produção ocorra dentro das diretrizes legais. O Mutirão Ambiental Vale do Teles Pires está em andamento em Sorriso, oferecendo atendimento individual para produtores dos municípios de Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Sorriso e Tapurah. A equipe técnica da Sema está à disposição para fornecer esclarecimentos na sede do Sindicato Rural de Sorriso, das 8h às 17h.
O Mutirão Ambiental é uma colaboração entre a Sema, o Sindicato Rural, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), demonstrando um esforço conjunto para promover a conscientização e a conformidade ambiental no estado.