Sorriso:Mutirão de Preventivo Câncer de Colo de Útero em alusão ao Dia da Mulher

A Secretaria de Saúde e Saneamento estará promovendo na próxima quinta-feira (12), um Mutirão de Preventivo do Câncer de Colo do Útero. A ação é em alusão ao dia 8 de Março, que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Neste dia todas as Unidades de Saúde da Família (USF) estarão abertas em horário estendido das 17h às 20h.

“Durante todo o dia 12 será feito coleta de preventivo em todas as unidades de saúde e disponibilizamos o atendimento até mais  para atender aquelas pessoas que trabalham e muitas vezes não podem faltar ao serviço para fazer o preventivo, então terão a oportunidade de fazer até às 20 horas”, explicou a coordenadora da Atenção Básica, Sandra Fávaro  de Souza Badoco.

O que é o preventivo?

O exame preventivo do Câncer do Colo do Útero, é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero, este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas.  

Quem deve e quando fazer o exame preventivo?

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

O que fazer após o exame?

A mulher deve retornar  ao posto na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico

Veja também

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano

Campanha de vacinação contra Influenza em Mato Grosso será realizada no dia 20 de abril