Suínos: preços sobem na 2ª quinzena, mas médias variam conforme região

Após caírem na primeira metade de março, os preços do suíno vivo e da carne suína avançam nesta segunda quinzena. Ainda assim, segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), enquanto em algumas regiões o recente movimento de alta garante aumento na média de março frente à de fevereiro, em outras, a desvalorização mais intensa na primeira quinzena resulta em baixa na média mensal.

Nas primeiras semanas de março, a disponibilidade de animais acima da demanda pressionou os valores tanto do vivo como da proteína, avalia o Cepea. Já na segunda parte do mês, com a oferta mais “ajustada” em relação à procura, os preços subiram um pouco.

No entanto, nos últimos dias, compradores estiveram mais afastados das aquisições de novos lotes de animais.

Segundo agentes consultados pela Equipe de Proteína Animal/Cepea, esse movimento está atrelado ao período da Quaresma, quando a demanda por carne de peixe cresce em detrimento da de carnes vermelhas, incluindo a de suínos.

Programa Estação Sicredi

Veja também

Mais de 2,30 mil vagas de trabalho são disponibilizadas pelo Sine-MT; 146 em Sorriso

Feira do Empreendedor terá 64 expositores e programação gratuita em Sorriso

Operação retira 342 quilos de fios irregulares da rede elétrica em avenida de Sorriso

Bombeiros resgatam mulher de 63 anos presa em fosso de luz

Pesquisa indica apoio ao exame toxicológico para tirar CNH A e B

Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos