Surto da doença conhecida como mão-pé-boca é confirmado em duas cidades de MT

A Secretaria de Saúde de Jaciara, a 148 km de Cuiabá, emitiu um alerta de surto da doença conhecida como doença mão-pé-boca, que causa graves lesões no corpo. Outras cidades da região sudeste também estão com muitos registros.

Em Primavera do Leste, também foi emitido alerta por causa da alta quantidade de casos da síndrome. A Secretaria de Saúde do município divulgou que de outubro a novembro foram registrados 76 casos.

A síndrome mão-pé-boca é altamente contagiosa e afeta na maioria dos casos crianças com menos de 5 anos de idade. A doença tem esse nome porque causa lesões nessas partes do corpo das crianças infectadas.

A vigilância epidemiológica de Rondonópolis informou que passou recentemente o rastreio dos casos na cidade e que o município não tem nenhum caso notificado confirmado.

A doença ‘Mão-pé-boca’ é causada por um vírus que provoca infecção no sistema digestivo e também pode causar as estomatites, uma espécie que afeta a mucosa da boca.

Em Jaciara, o setor de epidemiologia divulgou que foi constatado um surto da síndrome. Até o momento foram notificados 20 casos, mas a prefeitura disse que já tem conhecimento de vários outros registros.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

galeria de imagens

Veja também

Brasília - Lorrane Paiva partcipa com seu bebê do mamaço”  em plena estação de metrô de Samambaia, como forma de superação ao que ainda resta de preconceito contra um gesto natural. O ato também servirá de abertura para a campanha Incentive a Vida.( Elza Fiuza/Agência Brasil)

Dia Mundial da Doação de Leite realça o valor do aleitamento

thumb__600_0_0_0_auto

Sorriso: horário estendido em USFs para vacinas e coleta de exames teve avaliação positiva

thumb__600_0_0_0_auto (8)

Das 120 pessoas agendadas para fazer Cirurgias de Pterígio, 24 faltaram sem avisar

thumb__600_0_0_0_auto - 2022-05-12T165238.101

Novo espaço do Centro de Reabilitação Renascer é entregue para a população

Morcego-projeto-pesquisa-UFMT-Sinop-2022-ass-2-900x556

Confirmado caso de raiva transmitido por morcego em Lucas do Rio Verde e secretaria faz alerta

freepik

SC confirma primeiro caso de hepatite infantil ‘misteriosa’ presente em 20 países; veja onde