Suspeitas de sarampo no Tocantins acendem alerta

O Ministério da Saúde confirmou segunda-feira (21) que investiga dois casos suspeitos de sarampo no município de Campos Lindos, no norte do Tocantins. Os pacientes relataram contato com pessoas vindas da Bolívia, atualmente em surto da doença. Amostras clínicas foram coletadas e enviadas para análise laboratorial na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O Brasil registrou, em 2025, cinco casos de sarampo, que foram confirmados de forma isolada, sendo dois no Rio de Janeiro, um no Rio Grande do Sul, um em São Paulo e um no Distrito Federal. Em 2024, o país recebeu o certificado de livre da circulação do sarampo e, apesar dos registros, o Brasil segue com o status.

A vacina que previne a doença é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível em todo Brasil.

O Acre decretou estado de emergência pública devido ao risco iminente de reintrodução do sarampo. Até o momento, foram 15 casos suspeitos: 11 descartados e 4 ainda em análise.

A decisão autoriza medidas extraordinárias, como mobilização de equipes, ampliação da vacinação e campanhas de conscientização.  O Acre, apesar de ter alcançado boa cobertura da primeira dose da vacina (96,7%), apresenta um déficit para a segunda dose, com apenas 70,3% do público-alvo vacinado.

As ações de vigilância vêm sendo reforçadas especialmente em áreas de fronteiras, onde há maior risco de entrada de casos importados. O Governo Federal vai realizar um Dia D de vacinação no sábado (26), priorizando cidades fronteiriças.

 

Veja também

Especialistas discutem envelhecimento e o papel dos avós em entrevista na Sorriso FM

Câncer de cabeça e pescoço aumenta entre jovens

Novo PAC Saúde garante R$ 108,9 milhões para fortalecer o SUS em Mato Grosso

Hospital Regional de Sorriso implementa programa de residência médica

Câncer ginecológico é tema de entrevista com especialista no programa “A Voz do Povo”

Sorriso amplia campanha de vacinação com ações em bairros para reforçar imunização