Suspeito de pedofilia em escola de Sorriso não é habilitado para atuar como bibliotecário

O Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região divulgou nota em resposta a notícias veiculada por alguns portais de notícias no dia 12 de junho de 2023, com o título “Oito alunas de 9 a 12 anos são estupradas; bibliotecário é suspeito”. O Conselho esclareceu, por meio da nota, que o professor em questão não é um profissional registrado junto ao órgão, levantando a suspeita de que ele estivesse exercendo a profissão de bibliotecário de forma irregular.

Diante da informação, o órgão destacou que solicitará a retificação das manchetes, além de buscarmos esclarecimentos junto à prefeitura de Sorriso.

A nota ressalta ainda que o exercício irregular da Biblioteconomia está sujeito a sanções, de acordo com as regulamentações legais que regem a profissão no Brasil.

Na nota, o CRB-1 reforçou seu compromisso com a ética e a legalidade no exercício da profissão de bibliotecário, que é supervisionado pelo Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário Brasileiro. Esse código estabelece princípios fundamentais, como a legalidade e a dignidade profissional, que devem ser seguidos por todos os bibliotecários registrados.

“Importa afirmar que este CRB-1 repudia de forma veemente todo tipo de violência sexual, em especial àquelas cometidas contra crianças, jovens e mulheres — as maiores vítimas deste tipo de crime, de acordo com dados oficiais”, destaca ainda anota.

Sobre o Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

O CRB 1 foi criado em 1966 através da Resolução nº 4 de 12 de julho, reformulada pela Resolução nº 151 do Conselho Federal de Biblioteconomia – CFB. Com sede no Distrito Federal e jurisdição nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, possui personalidade jurídica de direito público, autonomia financeira, administrativa e patrimonial. Tem por finalidade orientar, aperfeiçoar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de bibliotecário.

Veja também

Jovem de Cuiabá é preso com 7 mil imagens de estupros, inclusive de bebês

Polícia Civil desarticula esquema que desviou mais de 700 toneladas de soja em Campo Novo do Parecis

Polícia Militar Força Tática prende faccionado por tráfico de drogas e apreende porções de entorpecentes

Tentativa de incêndio em veículo é registrada na Polícia Civil em Sorriso

Suspeita de golpe em negociação de videogame é registrada em Sorriso

Associação de Feirantes organiza nova feira ao lado da Igreja Rainha da Paz