Suspeito de pedofilia em escola de Sorriso não é habilitado para atuar como bibliotecário

O Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região divulgou nota em resposta a notícias veiculada por alguns portais de notícias no dia 12 de junho de 2023, com o título “Oito alunas de 9 a 12 anos são estupradas; bibliotecário é suspeito”. O Conselho esclareceu, por meio da nota, que o professor em questão não é um profissional registrado junto ao órgão, levantando a suspeita de que ele estivesse exercendo a profissão de bibliotecário de forma irregular.

Diante da informação, o órgão destacou que solicitará a retificação das manchetes, além de buscarmos esclarecimentos junto à prefeitura de Sorriso.

A nota ressalta ainda que o exercício irregular da Biblioteconomia está sujeito a sanções, de acordo com as regulamentações legais que regem a profissão no Brasil.

Na nota, o CRB-1 reforçou seu compromisso com a ética e a legalidade no exercício da profissão de bibliotecário, que é supervisionado pelo Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário Brasileiro. Esse código estabelece princípios fundamentais, como a legalidade e a dignidade profissional, que devem ser seguidos por todos os bibliotecários registrados.

“Importa afirmar que este CRB-1 repudia de forma veemente todo tipo de violência sexual, em especial àquelas cometidas contra crianças, jovens e mulheres — as maiores vítimas deste tipo de crime, de acordo com dados oficiais”, destaca ainda anota.

Sobre o Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

O CRB 1 foi criado em 1966 através da Resolução nº 4 de 12 de julho, reformulada pela Resolução nº 151 do Conselho Federal de Biblioteconomia – CFB. Com sede no Distrito Federal e jurisdição nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, possui personalidade jurídica de direito público, autonomia financeira, administrativa e patrimonial. Tem por finalidade orientar, aperfeiçoar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de bibliotecário.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso