TCE inicia auditoria nas obras da BR-163 e vistoria trechos de duplicação

A primeira vistoria ocorreu no trecho entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, onde a equipe, liderada pelo presidente do órgão, Sérgio Ricardo, avaliou qualidade dos serviços, drenagem, segurança viária, cumprimento de cronograma e aplicação dos recursos públicos.

As obras de duplicação da BR-163 em Mato Grosso, sob responsabilidade do Governo do Estado por meio da Nova Rota do Oeste, passaram a ser alvo de uma auditoria técnica realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A fiscalização começou nesta semana com vistoria no trecho entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, onde foram analisados aspectos como drenagem, execução do canteiro central, qualidade dos serviços, segurança viária e o intenso fluxo de carretas.

A ação é coordenada pelo presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo, que destacou o caráter amplo e contínuo da auditoria. Segundo ele, a equipe técnica percorrerá diferentes segmentos da rodovia e retornará aos pontos já inspecionados para acompanhar a evolução das intervenções. O trabalho inclui avaliação de custos por quilômetro, valores pagos, cumprimento do cronograma e padrão de execução. “É papel do Tribunal fiscalizar cada centímetro de uma obra fundamental para o Estado”, afirmou.

Considerada estratégica para Mato Grosso, a BR-163 foi aberta na década de 1970 e conecta o Sul do país ao Pará, sendo um dos principais corredores de escoamento da produção agrícola. De acordo com o TCE, a auditoria busca garantir transparência, boa aplicação dos recursos públicos e a entrega de uma rodovia compatível com sua relevância econômica.

No último ano, a concessionária entregou mais 130 quilômetros de pistas duplicadas. Em 2024, já haviam sido concluídos os primeiros 100 quilômetros, totalizando 230 quilômetros de pista nova entre o Posto Gil e Sinop. As obras seguem em andamento nos trechos de Sinop e Sorriso, com asfaltamento da área duplicada, construção de três pontes de concreto e avanço dos serviços entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

O planejamento mais recente, elaborado pela diretoria da concessionária em conjunto com o governador Mauro Mendes, prevê ainda a duplicação de outros 101 quilômetros, no trecho entre Várzea Grande e Rosário Oeste. A conclusão dessa etapa está prevista para dezembro de 2028, mesmo prazo estipulado para a entrega do contorno viário de Lucas do Rio Verde.

galeria de imagens

Veja também

Foragido condenado por homicídio em Vera é preso em Santa Carmem

Menor é apreendido com pasta base e dinheiro durante abordagem em Sorriso

Polícia Civil desarticula grupo criminoso envolvido em furtos de soja fazenda em Tapurah

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido na Avenida Blumenau

Rodovias federais registram em média 199 acidentes e 16 mortes por dia em 2025, dia PRF

Acidente entre caminhão e Uno deixa dois mortos na BR-070