TCE-MT e AMM debatem criação de sistema de planejamento e contabilidade e avançam na implantação do GPE

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) deram início, nesta quarta-feira (4), ao debate acerca da criação de um sistema integrado de planejamento, contabilidade e finanças para os municípios do estado. A plataforma, semelhante ao Fiplan-MT, substituirá o sistema Aplic e facilitará a prestação de contas, fortalecendo o controle externo.

De acordo com o presidente da Corte de Contas, conselheiro José Carlos Novelli, a novidade trará mais segurança para a contabilidade das prefeituras, tornando-a mais fidedigna. “Essa parceria vai nos ajudar na implementação de um novo sistema junto a toda a administração pública mato-grossense. Isso já é executado no governo do estado, inclusive com reconhecimento internacional.”

Neste contexto, o presidente da AMM, Neurilan Fraga, explicou que uma das maiores preocupações da entidade diz respeito ao planejamento. “O que mais nos interessa é fazer com que os gestores façam uma boa gestão. Para isso, tem que haver tanto o planejamento quanto as ferramentas de controle dos gastos e de desempenho.”

Na ocasião também foi debatido o andamento do Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico dos Municípios (GPE). O programa, de longo prazo, visa abranger os 141 municípios do estado no que diz respeito ao desenvolvimento das políticas públicas municipais, tais como de saúde, educação, infraestrutura, economia e assistência social.

A partir disso, os gestores passarão a contar com eixos e metas já estabelecidos. “Ao avançarmos no desenvolvimento destes dois projetos, teremos duas ferramentas tecnológicas importantíssimas para o desenvolvimento da administração pública, que é nosso principal objetivo”, pontuou o presidente.

Durante a reunião, Neurilan Fraga destacou o aniversário de 39 anos da AMM, celebrado hoje. “Quem ganha com essa parceria são os gestores municipais e a população que mora nos municípios, que vai viver sob gestões planejadas, cujas ações serão bem executadas porque haverá o acompanhamento financeiro e físico”, concluiu.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

whatsapp-image-2022-05-20-at-14.46.47

Justiça manda suspender concurso e exige gravações do teste físico feito por candidatos a cargos na polícia em MT

e58dfbf8a4455fcd0eb620e8c7496034

Justiça Federal suspende concurso da Polícia Civil de MT

28d22ea8debbc6b199988d13574fc667

STF autoriza licença paternidade de 180 dias para servidores públicos

627b2343c2646efd56

Justiça publica lista de credores de transportadora de Sorriso que deve R$ 37,7 mi

cidadaos com voz e vez

Conheça o projeto Cidadãos com Voz e Vez desenvolvido em Sorriso (vídeo)

phpThumb (19)

Fórum de Nova Ubiratã abre processo seletivo credenciar fisioterapeuta e psicologia