Uma equipe do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Força Aérea Brasileira (FAB), está, desde segunda-feira (23 de maio), fazendo testes no sistema PAPI do Aeroporto Regional Adolino Bedin.
O PAPI, que em inglês significa Precision Approach Path Indicator, é um sistema de ajuda visual à navegação aérea. O dispositivo é constituído por aparelhos de iluminação com focos calibrados, que informam os pilotos sobre a altitude do avião quando se aproxima da pista.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Oliveira, o procedimento é de rotina e visa manter a segurança das operações, além de aumentar a confiabilidade nos momentos de pouso. Técnicos Infraero, empresa que administra o Aeroporto, também acompanham a equipe da FAB nos testes.
“Por meio da Infraero, empresa de referência no setor, e que está à frente do Aeroporto, seguimos com todos os protocolos para manter segurança máxima em todas as manobras”, reforça Oliveira, lembrando que Sorriso conta com voos diários para a capital do Estado. O voo 4052 decola de Cuiabá às 12h10 e chega a Sorriso às 13h20. Já o 4053, sai de Sorriso às 14h10 e chega a Cuiabá às 15h20, diariamente.