Terra Verde: alunos do sexto ano da escola Papa João Paulo II plantam 40 árvores em ação ambiental

Ontem, 18 de outubro, foi um dia de aprendizado prático e ação ambiental para os alunos do sexto ano da Escola Municipal Papa João Paulo II. Em uma iniciativa educativa notável, os estudantes se reuniram na área verde do bairro Jardim Aurora para colocar literalmente “a mão na massa” – ou melhor, na terra, durante uma aula prática de plantio.

Nesse memorável “momento mão na massa”, os alunos uniram forças para plantar um total de 40 árvores, incluindo espécies nativas e frutíferas como açaí, jenipapo, tamarindo e jacarandá.

A jornada de preparação para esse evento começou há algum tempo, no mês de setembro. Os alunos participaram de uma palestra especial ministrada por Felipe Arruda Camargo, um especialista em Educação Ambiental da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec). Durante essa palestra, Felipe introduziu aos estudantes o inspirador projeto socioambiental “Reflora Sorriso + Verde”, cujo objetivo é mapear terrenos públicos com áreas verdes destinadas ao reflorestamento.

Com o intuito de proporcionar aos estudantes uma experiência prática no reflorestamento ambiental, as mudas foram plantadas no dia 18 de outubro. Juliano Mezalira, secretário-adjunto da Samatec, explicou que um total de 80 mudas serão plantadas em duas ocasiões, com o próximo plantio programado para o mês de novembro. Todas as mudas foram cuidadosamente produzidas pela equipe do Horto Florestal Sebastião Almeida da Silva.

Juliano destacou que esse plantio está ocorrendo nos terrenos e áreas verdes previamente mapeados pela equipe da Samatec, com o objetivo de promover a arborização urbana e o reflorestamento. Ele expressou sua gratidão às crianças, à Secretaria de Educação e à Escola Papa, destacando o apoio entusiástico que receberam para esse projeto.

Além da atividade de plantio, os estudantes já haviam recebido orientações abrangentes em setembro sobre questões ambientais, como desmatamento, plantio de mudas, conservação do meio ambiente, conceitos básicos de biologia, aquecimento global, efeito estufa e reflorestamento.

Juliano ressaltou que esse trabalho faz parte do plano de governança da Samatec, que inclui o monitoramento das áreas verdes existentes, o mapeamento de novas áreas verdes e o reflorestamento. Todas as mudas são cuidadosamente catalogadas, bem como as áreas que recebem esse toque de vida verde, e a equipe está comprometida em realizar visitas de monitoramento nas áreas reflorestadas.

O objetivo dessa iniciativa é nutrir e fortalecer a consciência ambiental das crianças, visando à preservação do meio ambiente para as futuras gerações.

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying