TJ aprova ação que reforça período de defeso contra ferrugem asiática

Tribunal de Justiça de Mato Grosso aprovou uma ação que fortalece o vazio sanitário sem que haja prolongamento no período apto a plantações. A foi protocolada pelo diretório estadual do Partido dos Trabalhadores e visa a defesa do meio ambiente contra a proliferação da ferrugem asiática.

A ação foi proposta em dezembro de 2021, período de recesso do Judiciário. Porém, a aprovação pela medida liminar só foi dada nesta quinta-feira (8), após mudança de voto da presidente do Tribunal, desembargadora Maria Helena Póvoas, depois de pedido de vistas do relator do processo, o desembargador Rubens de Oliveira.

A ação direta de inconstitucionalidade apontava que uma instrução normativa editada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) favorecia indiretamente o prolongamento do período de plantio, o que, na prática, refletia em uma maior resistência do fungo asiático nas plantações.

Conforme a ação, a instrução da pasta suspendia a validade do calendário até então utilizado que versava sobre o vazio sanitário e delegava ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a definição das datas que deveriam ser utilizadas como referência. Contudo, na orientação ministerial, o período de defeso era encurtado, ficando estendido o tempo de plantação.

Com o maior período de plantação, seriam utilizados agrotóxicos mais fortes para combater o avanço do fundo que causa a ferrugem asiática. Assim, a doença ficaria mais resistente com o prolongamento do período, uma vez que ocorreria a seleção indireta de fungos mais fortes.

Sob a perspectiva de evitar o aumento no uso de agrotóxicos mais fortes, que colaborariam para o fortalecimento da doença, o partido ingressou com a ação. A justificativa apontada pela legenda foi de que a pasta transferiu competência do Estado para a União ao adotar o calendário definido pelo Mapa.

Apesar do pedido para que a ação fosse apreciada com celeridade naquele ano pelo Judiciário, a fim de que o período daquela safra não fosse aumentado, a liminar só foi acatada pelo Tribunal em julgamento nesta tarde.

Veja também

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil