TJ-MT concede divórcio litigioso em apenas 56 horas de tramitação

Quando um dos cônjuges manifesta perante a Justiça a intenção de se separar caberá ao outro apenas sujeitar-se à decretação do divórcio direto litigioso. É plenamente dispensável a produção de provas e o próprio consenso da parte contrária, pois, qualquer que seja a alegação do agravado, este não será capaz de impedir, modificar ou extinguir o direito potestativo autoral em debate.

 

Esse foi o entendimento da desembargadora Clarice Claudino da Silva ao acolher agravo de instrumento em caso de divórcio litigioso que tramitou em apenas 56 horas. Na decisão, a magistrada ainda determinou a citação das partes pelo WhatsApp.

Segundo a julgadora, a atual redação do artigo 226, §6°, da Constituição, alterado pela EC 66/2010, permite que seja dispensada análise ou qualquer outro requisito quando um dos cônjuges se manifesta no sentido de ver rompido o vínculo matrimonial.

Para os advogados Fabrício Guidini Picoli e Paulo Victor Maia, do escritório Picoli & Maia Advogados, representantes da esposa/agravante, ninguém pode ser obrigado a permanecer casado se assim não desejar. Trata-se, portanto, de um direito vinculado a liberdade dos cônjuges e, principalmente, da autonomia das partes.

A citação por WhatsApp foi fundamentada com base na portaria nº 412/2021 do TJ-MT. A ação foi protocolada no dia 18 de janeiro. No dia 19 do mesmo mês a juíza de instância negou o pedido de julgamento antecipado. O agravo de instrumento foi interposto no dia 20 e teve provimento no mesmo dia. Agora basta a citação do réu agravado para a expedição do mandado de averbação do divórcio.

Veja também

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região

MP requer medidas urgentes para atendimento de pessoas em situação de rua em Sorriso e Ipiranga do Norte

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar