Cuiabá| Mato Grosso

TJMT Inclusivo: Evento promove capacitação e conscientização sobre autismo em Cuiabá

O Poder Judiciário de Mato Grosso busca se tornar mais inclusivo e consciente sobre os direitos e necessidades das pessoas neurodivergentes. Com esse propósito, será realizado o evento ‘TJMT Inclusivo: Capacitação e Conscientização em Autismo – Etapa Cuiabá’, no dia 4 de abril, a partir das 8h, no Cenarium Rural, em Cuiabá.

Organizado pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário de Mato Grosso, pela Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT) e pela Escola dos Servidores, o encontro visa capacitar servidores e magistrados para atender adequadamente às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. A iniciativa conta ainda com o apoio da Prefeitura de Cuiabá e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

A desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, presidente da Comissão do Judiciário mato-grossense, ressalta a importância de fomentar a inclusão social e o respeito à neurodiversidade, além de desmistificar o tema dentro da instituição.

“É fundamental promover o entendimento da sociedade, especialmente de magistrados e servidores, sobre o autismo, suas reais necessidades e os direitos das pessoas neurodivergentes. Dessa forma, podemos conduzir os processos legais com maior sensibilidade e inclusão, fortalecendo a interação entre pessoas neurotípicas e autistas”, destaca a desembargadora, que também é vice-presidente do TJMT.

O juiz-auxiliar da Vice-Presidência do TJMT e coordenador pedagógico da Esmagis-MT, Antônio Veloso Peleja Júnior, enfatiza a importância da participação social e a iniciativa do Judiciário na discussão do tema.

“O evento convida a sociedade civil a debater um assunto de grande relevância, alinhando-se às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça. O Judiciário está em movimento, buscando dialogar com a população e garantir que pessoas em situação de vulnerabilidade tenham voz, vez e possam exercer plenamente seus direitos”, afirma o magistrado.

Esta será a terceira etapa do evento, que já ocorreu no final de março nas Comarcas de Sinop e Sorriso, no Norte do Estado, com ampla adesão do público. Além de magistrados e servidores, a capacitação é voltada para profissionais das áreas de saúde e educação, familiares de pessoas no espectro autista, estudantes de Direito e demais áreas correlatas.

Veja também

Secretário de Saúde de Sorriso nega risco de fechamento do Centro de Hemodiálise

Medicamentos têm menor reajuste médio desde 2018

Nova Ubiratã inaugura Hospital Municipal com apoio da SES

Sorriso segue com alerta em relação ao mosquito Aedes Aegypti

Dr. Angelo Demarco destaca avanços do Instituto Angelo Demarco em entrevista à Sorriso FM

MP propõe construção de Centro Especializado para crianças e adolescentes com deficiência em Sorriso