Trabalhadores dos Correios pedem apoio dos deputados federais contra a privatização da empresa

O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Mato Grosso quer debater com a bancada de deputados federais os projetos de lei que tratam da extinção do monopólio de serviços postais, e da privatização dos Correios.

“Precisamos debater a necessidade da permanência dos Correios enquanto empresa pública, a serviço da população brasileira”, disse o presidente do Sindicato, Edmar Leite.

O pedido de reunião foi feito na última semana pela entidade ao coordenador da bancada federal de Mato Grosso na Câmara dos Deputados, Dr. Leonardo, do Solidariedade. A reunião será na modalidade online.

No ofício, o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios alertou o parlamentar sobre os danos que a venda da empresa causará para a sociedade brasileira.

Entre eles, a entidade destaca a demissão em massa de trabalhadores, queda na qualidade dos serviços e aumento dos custos na prestação dos serviços para a população. De acordo com Edmar Leite, esse debate é urgente.

Segundo ele, é preciso mostrar que a ECT é uma empresa lucrativa e que além do lucro financeiro, a empresa cumpre um papel social muito importante.

“Quem vai perder com a privatização da empresa é principalmente a população das pequenas e médias cidades, bem como os moradores nas periferias das grandes cidades e estes ficarão sem atendimento em caso de privatização, visto que as empresas privadas estarão presentes somente onde dá lucro” alertou o sindicalista.

Edmar Leite destacou ainda que a privatização da ECT também seria um golpe para a economia, atingindo principalmente milhares de pequenas e microempresas que usam a logística dos Correios para seus negócios no Brasil ou no exterior. Mais de 15 mil empresas brasileiras utilizam o serviço “Exporta Fácil” para expandir seus negócios para outros países, lembrou Leite.

Na avaliação do presidente do sindicato, com a privatização e o consequente aumento das tarifas muitos desses negócios seriam inviabilizados e as empresas fechariam as portas.

Este ano, a Empresa de Correios e Telégrafos completou 358 anos e está presente em mais de cinco mil e 500 municípios brasileiros.

A privatização da empresa preocupa os mais de 92 mil trabalhadores nos Correios em todo o país, mais de mil 200 deles, em Mato Grosso.

Veja também

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região