Trabalho da central do telefone 150 está sendo primordial no atendimento à Covid

A população ainda tem muitas dúvidas sobre a Covid-19, principalmente por ser uma doença misteriosa e silenciosa e com muitas descobertas ainda para surgirem.

Para dar mais agilidade ao atendimento de pessoas que precisam saber mais sobre a doença, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento montou em março deste ano, uma central telefônica disque informação com o número 150, que no mês de abril passou a ser 24 horas.

Através da ligação que é gratuita e pode ser feita também do celular, as pessoas podem tirar dúvidas, receber informações e principalmente, saber mais sobre o exame.

“As ligações sobre a chegada do resultado do exame é o que mais recebemos. Porém, muitos também perguntam sobre os sintomas e se já devem ir consultar.”, declarou a enfermeira Joelma Lins dos Santos, uma das atendentes do 150.

A equipe é composta por 15 profissionais multidisciplinares, entre enfermeiros, psicólogos, professores, fisioterapeutas e estagiários que se empenham muito em turnos de 12 horas com o objetivo de realizar um trabalho primordial para o enfrentamento do Coronavírus, durante 24 horas.

 “Muitas vezes recebemos ligações de pessoas ofegantes, assustadas, com medo , cheio de ansiedade e aos poucos com nossa fala eles se acalmam, agradecem, dizem para Deus nos proteger e também proteger a nossa família. É uma sensação tão boa, que só quem atende entende”, declarou Maria Rosa Alves, atendente da central.

O canal 150 é mais uma ferramenta de comunicação e contempla ações de cuidados com a saúde pública dos munícipes, voltado ao atendimento da Covid-19 em Sorriso que no mês de julho, recebeu o total de 5.442 ligações.

“Deste total de ligações, 40% estão relacionados a dúvidas ao Coronavírus, como sintomas, tratamento, medicamento, atestado médico e situação de quarentena. Outros 40%, são pessoas buscando resultados dos exames negativos, pois, a central do 150 também informa e entrega os resultados de exame RT-PCR vindos do Laboratório Lacen/MT. Os 20% restantes são denúncias de aglomerações, festas residenciais, infrações comerciais como a não utilização de máscara por funcionários e clientes, a não observação ao distanciamento, a capacidade de lotação do ambiente e principalmente as de pessoas que estão violando a quarentena. Alertamos para que as pessoas em isolamento não saiam de casa para ir buscar informações sobre o exame, pois, a equipe de monitoramento faz a ligação informando sobre o resultado positivo”, declarou o coordenador da central, Renato Ferreira.

Veja também

Sorriso ultrapassa 110 mil doses de vacinas aplicadas em 2025

Hospital Central do Estado será referência nas cirurgias de casos graves

Nutricionista alerta sobre alergias alimentares e cuidados nas ceias de fim de ano

Hospital Central do Estado terá 278 leitos para atender de graça a população de MT

Psicólogos orientam pais e responsáveis sobre cuidados com crianças durante as férias

Entrevista destaca avanços e alertas da campanha Dezembro Vermelho em Sorriso