Transferência de presos em Sorriso gera revolta e cobrança por informações de familiares

A transferência inesperada de presos do Centro de Ressocialização de Sorriso para outras unidades prisionais, ocorrida nesta quarta-feira (04), gerou revolta entre familiares, que afirmam não ter recebido qualquer informação sobre quem foi levado ou para onde os detentos foram transferidos.

O clima foi de tensão e indignação entre familiares de detentos do Centro de Ressocialização de Sorriso nesta quarta-feira (04). Parentes se aglomeraram em frente à unidade ao serem surpreendidos pela saída de um ônibus que transportava internos para outras unidades prisionais do Estado — transferência que, segundo eles, não havia sido comunicada.

A Secretaria de Estado de Justiça informou, em nota, que elaborou um cronograma para a remoção de custodiados do presídio de Sorriso, cumprindo decisão judicial do juízo da Execução Penal da comarca. De acordo com o governo, o objetivo é promover a readequação e ajustar a ocupação do presídio à capacidade instalada. A pasta afirma que está sendo transferido o número necessário de pessoas privadas de liberdade para outras unidades prisionais de Mato Grosso.

Apesar das justificativas oficiais, os familiares reclamam da falta de comunicação e transparência sobre o procedimento. Muitos afirmam que foram pegos de surpresa e que não receberam qualquer informação sobre quem foi levado e para qual cidade.

“Porque foram transferidos e para onde foram transferidos? A pergunta que os familiares querem que seja respondida”, relatou uma das mulheres que aguardava na frente da unidade. “É por isso que estamos aqui. Mas está tudo trancado e ninguém sai para dar uma resposta. Eu estava sabendo que era só para 15 de dezembro. Quando vi, estava a foto do ônibus já saindo. Cheguei aqui para pedir informação, não deixaram ninguém nem se aproximar e agora ninguém informa para parentes e esposas que estão aqui fora. Para onde foram? Quem foi transferido?”, questionou.

Outra familiar, emocionada, contou que tem um filho e um neto presos no local e se diz desesperada por notícias. “É sem explicação isso. Eu sei que eles tiveram culpa para estar aqui dentro hoje. Mas a dor é imensa para uma mãe e avó de 60 anos. E se eles foram transferidos, deveriam pelo menos avisar para cada família quem foi. Estou aqui implorando, pelo amor de Deus, que falem pelo menos para a família, nem que seja em segredo”, disse.

A Secretaria de Justiça reforçou que as remoções seguem orientação judicial e têm como objetivo assegurar condições adequadas de ocupação nas unidades prisionais do Estado.

Veja também

Reunião na Águas de Sorriso alinha planejamento de obras e metas de esgotamento sanitário

Último suspeito de latrocínio que matou jovem em Sorriso é preso em Goiânia

Wellington Fagundes confirma pré-candidatura ao Governo e reforça compromisso com o PL e municípios

Governo de MT oficializa promoção de 513 militares, entrega viaturas e anuncia novo Comando Geral do Corpo de Bombeiros

Deputados estaduais aprovam orçamento de 2026 em primeira votação

Em 2025 mais de 1,7 milhão de veículos do Estado foram licenciados de forma 100% online