TCE-MT garante igualdade de direitos para Agentes de Saúde e Combate a Endemias em todos os municípios

Mais de oito mil agentes comunitários de saúde e de combate a endemias do estado de Mato Grosso agora podem desfrutar dos mesmos direitos e garantias, independentemente do município em que atuam. Essa significativa conquista foi alcançada graças à atuação do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), sob a liderança do conselheiro-presidente José Carlos Novelli, que implementou um novo modelo de gestão focado na promoção da justiça e na eficiência na administração dos recursos públicos.

A decisão do tribunal abrange todos os profissionais envolvidos, representando uma vitória não apenas para os agentes, mas também para a população que depende dos serviços essenciais prestados por eles. O presidente do TCE, José Carlos Novelli, destacou a importância da busca por soluções consensuais para resolver questões relevantes para a administração pública, destacando as mesas técnicas como um meio eficaz para alcançar esses objetivos.

No que diz respeito aos agentes, o TCE determinou que os 141 municípios do estado devem adotar um entendimento unificado sobre a regulamentação das atividades desses profissionais, abrangendo vínculo empregatício, remuneração e pagamento de insalubridade. Isso visa eliminar interpretações conflitantes da emenda constitucional 120/2022 e da Lei 11.350/16, que regulamentam suas carreiras e a aplicação dos recursos repassados.

Dinorá Magalhães Arcanjo, agente comunitária de saúde com 28 anos de experiência, compartilhou sua alegria com a notícia: “Vamos de casa em casa levando os mais diferentes tipos de serviços à população. Nós levamos a notícia para lá e de lá trazemos o serviço, somos o diálogo entre o morador e o serviço de saúde e, quando somos valorizados, trabalhamos melhor, mais imbuídos, dedicados, por entendermos que nossa profissão é importante, houve reconhecimento, eu sonhava com isso”, disse.

A questão dos agentes foi levada para discussão em mesa técnica do TCE a pedido do conselheiro Sérgio Ricardo, com base em uma consulta feita pela prefeitura de Jangada, que tinha dúvidas relacionadas à destinação dos recursos do Governo Federal, piso salarial, pagamento de insalubridade e certificação das carreiras. Sérgio Ricardo explicou: “Antes do marco regulatório definido pelo TCE, nem todos os agentes recebiam insalubridade, por exemplo, e não é possível dizer que um merece e outro não, todos vivem num quadro de insalubridade, merecem e precisam receber, está na lei. Mesma coisa no que diz respeito ao piso salarial, algumas prefeituras não pagavam o piso determinado por lei, isso não pode. Todas essas questões foram dirimidas pela consulta levada à mesa técnica.”

Para auxiliar os municípios na implementação dessas mudanças, o presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social do tribunal, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, anunciou o lançamento de uma cartilha que fornecerá informações detalhadas sobre direitos, deveres e atribuições dos agentes. “A cartilha vai mostrar, desde a forma correta de realização de processo seletivo, remuneração, passando pela efetivação até a aposentadoria, uma vez que muitos deles já estão na fila para se aposentar.”

O marco regulatório foi definido em colaboração com a Comissão Permanente de Normas, Jurisprudência e Consensualismo, presidida pelo conselheiro Valter Albano, e contou com a participação do conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto e do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga. Albano destacou que essa decisão consensual promove justiça e transformações, enfatizando a importância das mesas técnicas para encontrar soluções para questões complexas relacionadas à administração pública.

A proposta agora aguarda validação no plenário do TCE, marcando um passo importante na busca pela igualdade de direitos e garantias para os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias em Mato Grosso.

 

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal