Tribunal de Justiça de MT abre Processo Seletivo para para Conciliadores do Juizado Especial Cível e Criminal em Sorriso

Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso (TJ – MT) anuncia a realização de um novo Processo Seletivo, que tem por objetivo a formação de cadastro reserva, destinada ao credenciamento de Conciliadores do Juizado Especial Cível e Criminal, a fim de atuar na Comarca de Sorriso.

Para concorrer a função ofertada, é necessário que o candidato possua nacionalidade brasileira ou portuguesa, conforme é especificado no edital, além de ser bacharel ou acadêmico em direito, cursando a partir do 3º ano ou 5º semestre, com idade mínima de 18 anos.

Vale ressaltar que, o conciliador será remunerado por abono variável, a cada atuação em favor do estado, obedecendo escala pecuniária, de acordo com o movimento forense da unidade, conforme as especificações prescritas no edital.

Atribuições

Dentre as funções a serem exercidas pelo profissional admitido, estão as seguintes atribuições: abrir e conduzir a sessão de conciliação, sob a orientação do Juiz Togado ou do Juiz Leigo, e aplicar as técnicas de conciliação e mediação, com objetivo de restabelecer a comunicação e promover o entendimento entre as partes; certificar os atos ocorridos na audiência de conciliação, redigindo as atas das sessões que tenha realizado; e demais atribuições especificadas no documento.

Procedimentos para participação

Os interessados em participar do Processo Seletivo, podem se inscrever a partir das 12h do dia 21 de janeiro até as 19h de 3 de fevereiro de 2021, mediante preenchimento do formulário eletrônico.

Como forma de seleção, os candidatos serão avaliados mediante aplicação de prova objetiva, na data prevista de 14 de março de 2021, às 8h, no Fórum da Comarca de Sorriso – Rua Canoas, nº 641, Centro.

A prova terá duração máxima de quatro horas e consistirá em questões nas seguintes áreas de conhecimento: língua portuguesa; direito constitucional; direito civil; direito processual civil; direito penal; direito processual penal; política judiciária de tratamento adequado dos conflitos; lei dos juizados especiais; e legislação específica.

Vigência

De acordo com o documento de seleção, os candidatos admitidos, serão credenciados, pelo período de dois anos, admitida uma única prorrogação.

Em nosso site você tem acesso ao edital de abertura para obter mais informações.

Veja também

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região

MP requer medidas urgentes para atendimento de pessoas em situação de rua em Sorriso e Ipiranga do Norte

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Governador entrega casas do SER Família Habitação, asfalto novo e escrituras em Juara e Juína nesta sexta-feira (19)