TSE decide reverter cassação do Ex-Deputado Neri Geller e restituir direitos políticos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria nesta quinta-feira (14) para reverter a decisão que cassou o mandato do ex-deputado federal Neri Geller (PP). O político ficou inelegível por oito anos após ter sido acusado de utilizar a conta bancária do filho para ocultar despesas durante a campanha eleitoral de 2018. O resultado favorável da votação no TSE abre caminho para que Neri Geller possa reassumir cargos políticos.

Embora a votação ainda esteja em andamento no plenário virtual, até o momento, o ex-deputado já obteve cinco votos favoráveis ao recurso que derruba a cassação e restitui seus direitos políticos, perdidos em 2022. Neri Geller preferiu não se pronunciar até o fim da votação, que está prevista para ser concluída nesta sexta-feira (15).

Os ministros que já deferiram o pedido de defesa do ex-deputado incluem Raul Araújo (relator do processo), Alexandre de Moraes, Nunes Marques, André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques.

A denúncia feita pelo Ministério Público Eleitoral de Mato Grosso (MPE) em 2022 alegou que Neri Geller “disfarçou” recebimentos durante a campanha. No entanto, a defesa apresentou embargos para corrigir a contradição, argumentando que o ex-deputado não se beneficiou das movimentações financeiras e, portanto, não abusou do poder econômico.

Em agosto de 2022, o TSE cassou o diploma do mandato do deputado federal Neri Geller e o declarou inelegível, com base na acusação de usar a conta bancária do filho para esconder recursos recebidos durante a campanha de 2018. Geller afirmou que as transferências eram comuns, originadas de duas multinacionais, e foram declaradas no Imposto de Renda.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) julgou improcedente o pedido de impugnação da candidatura de Neri em setembro de 2022, mas o MPE recorreu ao TSE. O procurador argumenta que os juízes não consideraram o mérito da ação, focando apenas na tese de que a denúncia foi feita fora do prazo de impugnação.

Com a cassação de Geller em 2022, Gisela Simona (União Brasil) assumiu a vaga como candidata ao Senado Federal. A reversão da decisão pode significar mudanças significativas no cenário político local.

Veja também

Condenado por duplo homicídio foge da prisão em Sinop

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Pré-candidata à prefeita de Sorriso, Kátia Rossato é entrevistada pela Sorriso FM

Presidente da República sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

Partido Novo lança seu primeiro pré-candidato a Prefeito em Sorriso

Câmara dos Deputados aprova novas regras para seguro obrigatório de veículos