Secretários avaliam ações para melhorar o trânsito em Sorriso

Organismo vivo e dinâmico dentro do cenário urbano, o trânsito exige constante observação, planejamento e intervenções. Justamente com o objetivo de mapear as próximas ações para tornar mais seguro e ágil o trânsito de Sorriso, os secretários municipais Ednilson Oliveira (Cidade), José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil), Milton Geller (Obras e Serviços Públicos) reuniram-se ontem (23).

Junto com técnicos das pastas, como o arquiteto Fábio Miguel dos Santos, e com os adjuntos Wandely Gnoato (Cidade) e Jesué dos Santos (Obras e Serviços Públicos, os gestores avaliaram a necessidade da implantação de dois binários: um entre a Perimetral Sudoeste com a Rua Lupicínio Rodrigues; e outro entre as avenidas Otávio Souza Cruz e Luiz Amadeu Lodi.

A ação, que consiste na implantação de mão-única em vias paralelas, está prevista no Plano de Ação Imediata no Trânsito (PAIT), elaborado pela empresa Systra Engenharia, empresa contratada pela Prefeitura, via licitação, justamente para avançar na modernização do trânsito.  Além de binários, o estudo contempla ainda, entre outras propostas, a implantação de semáforos no lugar de rotatórias em algumas avenidas.  

A reunião também permitiu a análise dos pontos que devem passar pelo processo de revitalização da pavimentação, item também indispensável quando o assunto é  segurança no trânsito. De acordo com Ednilson, as ações de recapeamento contemplam vários pontos do Município e serão feitas, tanto em microrrevestimento asfáltico quanto em cimento betuminoso usinado a quente (CBUQ). Ainda segundo ele, R$ 2 milhões devem ser destinados para as ações de microrrevestimento e R$ 1,5 milhão para CBUQ.

“Atualmente, estamos na fase de licitação das empresas para executarem estes serviços e reuniões como esta nos permitem alinhar todas as informações com as secretarias que estarão envolvidas, de uma maneira ou outra, neste processo, assim como em todos os demais processos ligados à infraestrutura urbana”, acrescenta o gestor.

Enquanto equipes se debruçam sobre os projetos para desafogar gargalos e planejar o trânsito para os próximos 20 anos, simultaneamente, equipes também avaliam pontos críticos para reduzir, de maneira imediata, a incidência de acidentes, como o que ocorreu ontem  na Avenida Blumenau e provocou ferimentos graves em menininha de 9 anos.

“É imprescindível manter este olhar no futuro, pensando a estrutura do trânsito com vistas ao crescimento da cidade, e ao mesmo tempo, avaliar e agir de maneira imediata nos pontos mais críticos”, explica o titular da Semsep, José Carlos Moura.

O gestor explicou ainda que além deste ponto do acidente de ontem, o secretário-adjunto de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Emiliano Preima; e o coordenador da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), Márcio Pires; percorreram outros pontos com o foco na prevenção de novas ocorrências, como a esquina da Avenida Natalino Brescansin com a Avenida Santa Maria; e também áreas escolares, onde o fluxo de veículos e pedestres é intenso.

Veja também

Tradicional Quermesse no Santuário de Nossa de Nossa Senhora do Sorriso começa hoje

Programa “A Voz do Povo” discute Obesidade Infantil com a Nutricionista Gabriele Comachio

ACES apresenta Pesquisa Destaque com mudanças e novidades para comemorar os 25 anos do Prêmio

Forças de segurança recuperam veículo em menos de 24h após furto

Sorriso: PM age em caso de sequestro e cárcere privado; vítima foi salva e dois suspeitos mortos em confronto

Homem é morto em confronto com a polícia em Sorriso