UFMT confirma quatro novos cursos no campus de Sinop; inscrições começam na semana que vem

A Universidade Federal de Mato Grosso confirmou que quatro novos cursos no campus de Sinop estarão disponíveis para inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a partir da próxima segunda-feira (22). Os novos cursos são as licenciaturas em Matemática, Física e Biologia e o bacharelado em Química.

Além dos novos cursos, os candidatos poderão ser beneficiados pela bonificação da nota para estudantes de Mato Grosso e mudanças na concorrência das cotas. Além disso, candidatos que cursaram todo o ensino médio (público ou particular) em escolas de Mato Grosso, ou em cidades vizinhas até 100km do Câmpus do Araguaia, terão um adicional de 15% na nota para a concorrência na UFMT. É a chamada Bonificação de Inclusão Regional (BIR) e é válida para todos os cursos de graduação.

Outras mudanças estão relacionadas à lei 12.711 (lei de cotas). “A lei foi alterada em dois pontos: o primeiro é sobre a inclusão de reserva de vagas para a população quilombola. O percentual da reserva deve ser compatível com o tamanho dessa população no Estado, com base em dados do Censo 2022. E a outra alteração é sobre o limite para a renda bruta per capita familiar, que reduziu para 1 salário mínimo”, explica Nelson Gonçalves de Souza Filho, gerente de Gestão de Vínculo Acadêmico da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).

Ainda sobre as cotas, a partir de 2024 os candidatos que optarem por concorrer a uma vaga como cotistas serão, primeiro, classificados dentro da ampla concorrência. Dessa forma, caso suas notas sejam suficientes para ingressar via ampla concorrência, a vaga reservada dentro da Lei 12.711 será direcionada para outro candidato.

De acordo com a pró-reitora de Graduação em Exercício, Elizaine Bagatelli Okde, o Sisu democratizou o acesso à Educação Superior “principalmente por meio da oferta de vagas de qualquer lugar do país, possibilitando que os candidatos possam analisar, de maneira mais objetiva, o leque de opções de cursos disponíveis e qual a nota necessária para ingressar em cada curso”.

O resultado da chamada regular do processo seletivo do Sisu será divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso, já as matrículas dos candidatos selecionados acontecem entre os dias 1º e 7 de fevereiro. Na UFMT essa etapa acontece via pré-matrícula online, com envio de documentos digitalizados.

Para aqueles não selecionados na chamada regular, é possível manifestar, via sistema, o interesse em participar da lista de espera. Essa etapa acontece entre os dias 30 janeiro e 7 de fevereiro. A convocação dos candidatos dessa lista deve ocorrer a partir de 16 fevereiro.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal