Última semana do inverno vai ter calor em grande parte do Brasil

O inverno termina no dia 23 de setembro. A estação mais fria do ano se despede com uma frente fria no Rio Grande do Sul, e muito calor em vários estados brasileiros.

Região Sul

A semana começa com chuvas na Região Sul devido à chegada de uma nova frente fria.

No sudeste do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, espera-se um volume de até 80 mm nos próximos dias.

Além disso, há risco de queda de granizo e fortes rajadas de vento, especialmente em áreas produtoras de trigo, milho e tabaco.

Embora não se espere um volume tão alto quanto o ciclone extratropical que afetou o estado gaúcho recentemente, o solo já saturado aumenta o risco de alagamentos e perfurações na faixa leste do RS.

As chuvas também dificultam as atividades agrícolas, como o manejo e tratamento fitossanitário das áreas afetadas.

Região Sudeste

Semana vai ser ensolarada em praticamente toda a Região Sudeste.

As temperaturas máximas vão superar os 30ºC na faixa leste e podem chegar a 35ºC no interior de São Paulo e Minas Gerais.

Não esperamos chuvas volumosas em nenhum dos quatro estados, ou que elevem o risco de incêndios, especialmente em áreas com umidade abaixo de 30%.

No entanto, as condições secas são adequadas para a maturação e colheita do milho de segunda safra e do algodão.

Região Centro-Oeste

O calor vai marcar a Região Centro-Oeste nos próximos dias.

As temperaturas máximas podem superar os 35ºC e atingir 40ºC em Mato Grosso e no norte de Goiás.

As condições aumentam o risco de incêndios em toda a região.

O tempo quente e a ausência de chuvas favorecem a finalização da colheita do algodão e do milho da segunda safra.

Veja também

Politec lança sistemas para consulta a informações sobre o serviço de emissão de carteira de identidade nacional

Homem tenta matar ex-mulher, reage abordagem da PM e acaba morto

Mulher perde controle e capota carro na MT-242; duas crianças estavam no veículo

Duas crianças são resgatadas e pais presos por tráfico de drogas em Sorriso

Psicólogos orientam pais e responsáveis sobre cuidados com crianças durante as férias

CCPI Sorriso encerra atividades do ano com orientações sobre direitos dos idosos