‘Uma hora esse menino vai aparecer’, confia mãe de Samuel, desaparecido há um ano

“Estou confiante em Deus. Uma hora esse menino vai aparecer”, afirma Anelice Silva. Ela é mãe de Samuel Victor da Silva Gomes Carvalho, 7, que está desaparecido há um ano. Ele sumiu após pular o muro de casa para brincar na rua, em Rondonópolis (215 km ao Sul da Capital). Desde então vários alarmes falsos indicaram a localização do menino, mas chegando ao local nenhum era Samuel.

“Recebi várias ligações de pessoas dizendo que tinham visto meu filho. Mas nunca era ele. Fui com a polícia em alguns lugares, mas a informação era falsa. Até recebi foto de um menino que estava procurando os pais, ele até lembrava Samuel, mas não era. Esse devia ter uns 9 anos, meu filho está com 7”, contou a mãe ao .

Desde que o filho sumiu, a família vive numa constante busca por informações. As redes sociais de Anelice estão cheias de publicações diárias com fotos de Samuel. Em uma das postagens ela escreve: “Já quase um ano meu menino, que você está desaparecido. Dói muito cada dia que se vai e nem uma noticia sua. Até quando essa dor, até quando isso”.

Logo que o menino sumiu e as buscas começaram, a mãe recebeu vários trotes de pessoas pedindo dinheiro dizendo que estavam com Samuel queriam resgate. A Polícia Civil investigou e constatou que não havia sequestro. Depois desse período, as ligações maldosas pararam. Hoje o que há são pessoas querendo ajudar, mas os comunicados não levam ao menino.

Anelice tem outros 3 filhos. César, 4, João, 2, e Ana, 9 meses. A mulher estava na reta final da gravidez quando o filho sumiu. O mais velho é o que mais pergunta. “Sempre que ele vê uma foto ele pergunta do ‘Muel’, onde que ele está”, conta mãe.

Os filhos não brincam mais na rua. Sempre que pedem a resposta é negativa e isso se aplica às crianças da vizinhança. “Sempre que vejo algum na rua eu falo para ir para casa. Me dá muita angustia ver criança na rua. O meu mais velho já sabe. Não deixo ele ir na rua, ai ele fala: é né mãe, é perigoso, podem me carregar também”.

Anelice mora com os 3 filhos em Rondonópolis. A mãe, avó das crianças, que morava com eles, se mudou para área rural. “Meu coração de mãe diz que ele está vivo. Tenho que confiar e ter fé”, destaca a mulher que tem em Deus seu principal amparo para superar a dor da ausência do primogênito e cuidar dos outros 3 pequenos.

Investigação

A Polícia Civil foi procurada e informou que a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Rondonópolis segue com inquérito do sumiço de Samuel.

“Nas investigações, foram ouvidas diversas testemunhas sobre os fatos, incluindo vizinhos, familiares, conhecidos da igreja que a vítima frequentava, profissionais da escola onde o menor estudava. Também foram realizadas medidas de Polícia Judiciária na tentativa de esclarecer os fatos, contudo até o presente momento não existem indícios da prática de outros crimes, portanto a Delegacia da Mulher continua trabalhando com a hipótese de desaparecimento”, diz trecho do comunicado da polícia.

Os investigadores realizaram diligências em Campo Verde, mais recentemente, por conta de comunicado que Samuel teria sido visto na cidade, mas não era ele. Todas as informações repassadas á polícia são checadas.

Panfletos estão esplhados pela região de Rondonópolis e veículos foram adesivados com o rosto de Samuel.

Denúncias que possam ajudar e encontrar o menino podem ser encaminhadas por meio do 197 do telefone (66) 3423-1754 e através do aplicativo WhatsApp (66) 9 9937-5462.

O caso

Samuel morava com a avó, Lucineide Silva. No dia do desaparecimento, ela se afastou do menino por alguns minutos para ir até a cozinha. Quando voltou ao quarto onde estavam, notou a falta da criança.

A suspeita é de que ele tenha pulado o portão e fugido. De acordo com os familiares, era comum que a criança andasse pela vizinhança para brincar com os amigos.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC