Unemat poderá ter vestibular em Sorriso já no final deste ano

O anúncio foi feito após a realização de audiência pública sobre o tema em Sorriso na última sexta-feira (07). A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) terá um núcleo acadêmico em Sorriso, conforme anunciado pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec. A audiência pública decidiu pela criação de uma comissão para definição de quais cursos serão ofertados.

De acordo com o secretário Allan Kardec, a Escola Técnica de Sorriso será inaugurada em agosto deste ano, já contando com parcerias estratégicas. “Nos comprometemos a inaugurar a escola e a integrar o máximo de instituições possível. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Seciteci já estão alinhadas, assim como a Unemat. No ato da inauguração, teremos um núcleo acadêmico da universidade”, afirmou.

O secretário destacou que o núcleo será fixado na cidade e oferecerá cursos de acordo com a demanda local. “Os professores poderão ser lotados em Sinop ou contratados por períodos de dois a quatro anos. Caso haja necessidade, poderemos avaliar a realização de concursos para docentes fixos. Inicialmente, a oferta será organizada em turmas especiais, com cursos como agronomia ou tecnólogo em informática. Se a demanda continuar, novas turmas serão abertas conforme a necessidade do mercado”, explicou Kardec.

O diretor do campus da Unemat de Sinop, Júlio Benatti participou da audiência pública, destacando que a instituição já está em Sorriso. “Já ofertamos turmas aqui. O que precisamos agora é renovar esse contato com Prefeitura, Assembleia e Câmara para renovar esta oferta em Sorriso”, afirmou.

Ele lembrou que em Sinop são ofertados 10 cursos, mas que a instituição oferta mais de 60 cursos em Mato Grosso. “A princípio estamos nos propondo a ofertar turma única para depois seguir. O mecanismo de oferta que propomos como turma única, demanda financiamento da prefeitura ou do estado”, reforçou, destacando ainda que “Há um trâmite que não é pequeno, mas se as questões políticas e econômicas forem resolvidas, é possível ofertar vestibular já no final do ano”.

Os avanços nas discussões foram comemorados por autoridades, já que a oferta de ensino superior gratuito, além do que já é feito pelo IFMT, tem grande importância  na formação de mão de obra qualificada. “A utilização do prédio da Seciteci facilitará a chegada da Unemat a Sorriso. O secretário e o governador deram sinal verde, e a Assembleia Legislativa certamente dará apoio total para viabilizar essa estrutura. Será um marco para a cidade, permitindo que muitos jovens tenham acesso a ensino superior público e gratuito”, declarou o deputado estadual em exercício Xuxu Dalmolin, que organizou a Audiência Pública.

O prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, também celebrou a iniciativa. “Fico muito feliz, porque discutimos Unemat ainda quando eu era vereador. O município fará todo o esforço possível porque estaremos ajudando aquele jovem que precisa se capacitar e com acesso a uma universidade pública. Não vamos medir esforços. Queremos que isso aconteça, lá dentro da Seciteci. É um sonho que se realiza”, disse.

galeria de imagens

Veja também

Quadro cultural na Voz do Povo destaca poeta sorrisense rumo ao Festival Internacional de Vacaria

IFMT Sorriso inicia ano letivo com número recorde de novos alunos e reforça oferta de cursos gratuitos

MDB realiza encontro municipal em Sorriso e Leandro Damiani projeta fortalecimento político para 2026

Escola Técnica Estadual de Sorriso inicia atividades com 720 alunos e inauguração marcada para 2 de fevereiro

Blocos e escolas de samba realizam últimos ensaios técnicos para o Desfile de Carnaval 2026

Polícia Civil abre inscrições para 11ª Corrida De Cara Limpa Contra as Drogas