Unidade móvel do Hospital do Amor está em Sorriso

Desde a última segunda-feira (04) Sorriso conta com uma visita especial: o caminhão do Hospital de Amor de Barretos voltou para mais uma semana de atendimentos. De acordo com a programação, serão realizadas 300 mamografias e 200 exames de Papanicolau. Para a realização dos atendimentos foram investidos mais de R$ 50 mil de recursos municipais. Todos os procedimentos adquiridos para essa semana já foram agendados.

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, pontua que a vinda do caminhão já virou rotina, a cada 60 dias o Município recebe o veículo do amor. “Firmamos um convênio entre o Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires e o Hospital de Amor para esses atendimentos”, explica. “Há uma unidade física do Hospital de Amor atendendo em Sinop e duas unidades móveis percorrendo os 15 municípios que integram o Consórcio, complementando o trabalho que é feito nesse espaço”, salienta.

A intenção é unir esforços para futuramente ampliar a unidade física de Sinop, transformando em um centro oncológico com todo o tratamento necessário no espaço, inclusive com a realização de cirurgias, sem a necessidade de viajar para outros locais. “E Sorriso está junto nesse projeto, pois queremos ter aqui próximo à nós um atendimento de qualidade e referência, como é o Hospital do Amor de Barretos”, destaca o prefeito Ari Lafin.

O secretário de Saúde aproveita para lembrar que qualquer mulher acima de 40 anos pode e deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para solicitar o pedido de mamografia, pois esses são exames e procedimentos de rotina.

“Mensalmente o Município viabiliza pela rede municipal de saúde cerca de 300 mamografias. Não há fila para a realização de mamografias. Assim que há a indicação médica, o exame é prontamente regulado pela Secretaria; a vinda da unidade móvel é fundamental para evitarmos filas”, explica. “Em 2021 quando recebemos a visita da unidade móvel, por exemplo, os profissionais detectaram casos positivos para câncer de mama entre as mulheres que fizeram o exame; todas essas situações já estão sendo encaminhados para o devido tratamento. Por isso, mais uma vez salientamos a importância de prevenir, e, caso o exame aponte algo, poder salvar a vida da mulher”, acrescenta.

Luís Fábio frisa ainda que as próprias unidades de saúde realizam a coleta do Papanicolau. “Nesse caso, independente da idade, a mulher deve procurar o PSF e realizar o agendamento para o procedimento. Lembramos que o Papanicolau é realizado diariamente em todas as unidades de saúde do Município”, completa.

Veja também

Operação Hospital Seguro desarticula quadrilha de fraudadores em Mato Grosso

Sorriso: MP sugere medidas para corrigir problemas em unidades básicas de saúde

Sorriso inicia campanha de vacinação contra Influenza

Saúde: Morbach Pharma atende em Sorriso na próxima quinta-feira (28)

Campanha de Vacinação contra Influenza terá início em 1º de abril em MT; imunizantes chegaram nesta semana

Campanha de conscientização contra dengue em Mato Grosso começou nesta segunda-feira (18)