UPA passará por reforma e ampliação; previsão é investir meio milhão

Se você passou pela Avenida Porto Alegre, na altura da Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava e percebeu algo de diferente, como os tapumes (sim! Estamos falando daquelas instalações provisórias em canteiros de obras), não precisa se assustar, não. Tudo isso é porque já teve início o trabalho de reforma e ampliação da UPA. A obra integra o Programa Revitalização e está orçada em R$ 500 mil de recursos próprios do Município que deverão ser usados na ampliação do espaço – serão 321,23m² a mais e na manutenção e reparos na cobertura de danos causados pelas infiltrações que acabaram danificando o forro e a pintura das áreas sem laje da Unidade.

Conforme o memorial, nos novos 321,23m² serão realizadas ampliação na recepção, salas administrativas, área de emergência e de observação; além da construção e de adequação de novos banheiros e de área de descanso. Também deverá ser construída uma sala de isolamento e outra de manutenção. Hoje a Unidade conta com 898,92m², após a ampliação ser realizada o espaço total será de 1.290,15m².

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Milton Geller, pontua que toda a mão de obra será própria de servidores da pasta. “O valor estipulado em R$ 500 mil será usado unicamente na aquisição de materiais”, explica. E vale lembrar que qualquer transtorno que possa vir a ocorrer, é por um bom motivo, afinal a UPA será totalmente reformulada.

Já o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, destaca que a UPA é referência para cerca de 100 mil habitantes do Município e também das circunvizinhanças, realizando em média 350 atendimentos diários. “Porém, em alguns períodos com maior índice de procura já registramos mais de 450 atendimentos/dia”, explica. Hoje a Unidade conta com 90 profissionais que atuam nas equipes de enfermagem, médica, administrativo, recepção, limpeza e manutenção.

“O nosso objetivo com a reforma é propiciar mais conforto e segurança tanto para quem trabalha na unidade quanto para os usuários. Além disso, há a questão da durabilidade do prédio que necessita de manutenção e reparos constantes”, destaca.

Sílvio frisa que hoje o atendimento da UPA Sara Akemi Ichicava já configura como porte II por atender mais de 300 pacientes/dia e contar com 9 leitos de estabilização. Contudo, com a reforma serão realizadas as adaptações necessárias para a legalização desse atendimento. De acordo com o Ministério da Saúde, a UPA Porte II deve ter 9 a 12 leitos de observação; capacidade de atender até 300 pacientes por dia com população na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes.

Uma UPA Porte I, como a Unidade está oficializada hoje, tem de 5 a 8 leitos de observação com capacidade para atender até 150 pacientes por dia e população na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes. “Há muito tempo nosso atendimento ultrapassou essa prerrogativa”, frisa o gestor da pasta.

Inaugurada e em funcionamento desde novembro de 2012, a UPA atualmente é referência para o Corpo de Bombeiros, além das 28 unidades de Programas de Saúde da Família (PSF) que integram a rede de atenção básica do município e também para a rede de atenção especializada como o Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil (Integrar), Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), o Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME), o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Centro de Reabilitação (CRR), dentre várias outras situações.

Veja também

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano