Vacina contra febre aftosa pode ser aplicada até a próxima quarta-feira (10) em Mato Grosso

Os pecuaristas mato-grossenses têm até a próxima quarta-feira (10) para vacinar o rebanho  estadual de quase 30 milhões de cabeças de gado contra a febre aftosa. De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT), até o momento foi comunicada a imunização de 67,21% do gado em 66,93% das propriedades rurais com bovinos. Os pecuaristas devem comunicar a vacinação até 20 de junho, por e-mail ou presencialmente.

Devido à pandemia do novo coronavírus, houve adequação dos procedimentos previamente à realização desta etapa de vacinação, por meio de videoconferência entre serviço público e iniciativa privada. Também houve a descentralização dos atendimentos de forma itinerante nos assentamentos rurais e barreiras sanitárias da fronteira com a Bolívia sem prejuízo ao atendimento aos produtores rurais na unidades locais do Instituto nos municípios.

“Os dados de venda de vacinas e comunicação ao Indea-MT são avaliados diariamente e comparados ao mesmo período dos anos anteriores para entendermos o panorama e direcionar o planejamento das ações. Por exemplo, se em determinado local verificamos que produtores ainda não adquiriram vacina eles são contactados e alertados pelos servidores do Instituto”, explica Renan Tomazele, diretor técnico do Indea-MT.

Apesar de quase 90% das doses de vacina já estarem vendidas, o número ainda é baixo se comparado às comunicações feitas ao órgão estadual. Por isso, Tomazele reforça a necessidade de o pecuarista vacinar e comunicar imediatamente à unidade local. Para fazer isto, pode se dirigir pessoalmente, com todas as medidas de segurança, ou enviar um e-mail para a unidade local (clique aqui), anexando a nota fiscal de compra da vacina.

Programa Estação Sicredi

Veja também

Agenda técnica fortalece a piscicultura mato-grossense e abre caminho para novas exportações

MT projeta recorde de produtividade do algodão por hectare, mas produção final deve ser menor devido à redução de área

Colheita do milho segunda safra ultrapassa 99% da área em Mato Grosso, aponta Imea

Declaração do ITR começa dia 10 com novidades para proprietários

Safrinha 2025/26: Tecnologia impulsiona produtividade recorde do milho em Mato Grosso

Abertura Nacional do Plantio da Soja será realizada em setembro em Ipiranga do Norte e terá transmissão pelo Canal Rural