Vacina contra Sarampo já está disponível nas unidades de saúde em Sorriso

O Ministério da Saúde lançou esta semana  a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Em Sorriso não terá o “Dia D” e a vacina já esta a disposição da população nas Unidades de Saúde da Família (USF). O público alvo  é vacinar crianças e jovens de 5 a 19 anos, até 13 março.

“Todas as pessoas com até 30 anos precisam ter duas vacinas contra o sarampo na carteira de vacinação para estar imunizadas contra o vírus, mas na dúvida pode procurar a unidade de saúde, levando seu cartão de vacinação e verificar a situação. A vacinação é gratuita.,” explicou a enfermeira da  Vigilância Epidemiológica Kátia Dal Pra.

De acordo com os números de registros da doença, em 2019 foram registrados 18,2 mil casos de sarampo em 526 municípios. Em São Paulo, foram registradas 14 mortes e uma em Pernambuco.

 O maior número de casos também foi registrado em São Paulo, 16 mil. A campanha de vacinação faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado. Em 2020, estão previstas mais duas. A primeira, entre junho e agosto para o publico de 20 a 29 anos de idade, e outra, também em agosto, para a população de 30 a 59 anos de idade.

Veja também

Sorriso encerra Campanha Outubro Rosa 2025 com Roda de Conversa sobre câncer

Ouvidoria do Hospital e Maternidade Amor de Mãe reforça atendimento e acompanhamento às gestantes

SES realiza quatro transplantes renais em dois dias em Cuiabá

Pacientes reclamam de demora e maus-tratos na UPA de Sorriso; direção atribui problemas a alta demanda

Outubro Rosa: Dr. Felipe De Bem destaca importância dos exames preventivos à saúde da mulher

Semsa reforça cuidados contra o Aedes aegypti com início da temporada de chuvas