Vacina contra Sarampo já está disponível nas unidades de saúde em Sorriso

O Ministério da Saúde lançou esta semana  a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Em Sorriso não terá o “Dia D” e a vacina já esta a disposição da população nas Unidades de Saúde da Família (USF). O público alvo  é vacinar crianças e jovens de 5 a 19 anos, até 13 março.

“Todas as pessoas com até 30 anos precisam ter duas vacinas contra o sarampo na carteira de vacinação para estar imunizadas contra o vírus, mas na dúvida pode procurar a unidade de saúde, levando seu cartão de vacinação e verificar a situação. A vacinação é gratuita.,” explicou a enfermeira da  Vigilância Epidemiológica Kátia Dal Pra.

De acordo com os números de registros da doença, em 2019 foram registrados 18,2 mil casos de sarampo em 526 municípios. Em São Paulo, foram registradas 14 mortes e uma em Pernambuco.

 O maior número de casos também foi registrado em São Paulo, 16 mil. A campanha de vacinação faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado. Em 2020, estão previstas mais duas. A primeira, entre junho e agosto para o publico de 20 a 29 anos de idade, e outra, também em agosto, para a população de 30 a 59 anos de idade.

Veja também

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano

Campanha de vacinação contra Influenza em Mato Grosso será realizada no dia 20 de abril

Brasil já tem mais de 3 milhões de casos de dengue em 2024

Sorriso é apontada em ranking de baixa cobertura vacinal em Mato Grosso

Secretaria de Saúde reforça sinalização em salas de vacinas em Sorriso

Unidade Móvel do Hospital do Câncer de Mato Grosso oferece campanha de prevenção em Sorriso