Vacinação contra a febre aftosa atinge 99,8% do rebanho de MT

Mais de 14,3 milhões de cabeças de gado com até 24 meses de idade foram vacinadas durante a etapa de novembro contra a febre aftosa, o que representa 99,86% do rebanho nesta faixa etária existente em Mato Grosso. Os números foram apresentados nesta segunda-feira (03.02) pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea MT).

“O estado mantém o status sanitário de livre de febre aftosa com vacinação o que é relevante para o mercado e para nosso comércio exterior. Já estamos planejamento, juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para algumas áreas da região Oeste não terem vacinação a partir deste ano. Até 2022, toda a vacinação deverá ser retirada e isso propiciará novos mercados”, diz César Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Trabalhos de divulgação, educação sanitária, fiscalização e apoio dos produtores rurais foram determinantes para alcançar-se estes números. Desde 2007, as etapas de vacinação envolvendo bovinos até 24 meses têm alcançado índices de vacinação superiores a 99%.

Nessa etapa foram realizadas vacinações oficiais em 3.013 estabelecimentos rurais, ocasião em que os animais são vistoriados nos currais para a verificação da sanidade do rebanho. A vigilância veterinária constante confere segurança da ocorrência ou não de doenças infectocontagiosas de interesse para a Defesa Sanitária Animal.

Veja também

Produtores sorrisenses são premiados no Concurso Estadual do Queijo

Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos começa dia 1º de novembro

CAT Sorriso recebe reconhecimento nacional do MAPA por boas práticas agrícolas

Impacto à agricultura: La Niña pode levar estiagem ao Centro-Sul do Brasil em outubro

Nova presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sorriso apresenta metas para a gestão

Evento “Mulheres no Agro” será realizado em Sorriso no próximo dia 15 de outubro