A meta é imunizar mais de 32 mil pessoas
A campanha de vacinação contra a influenza foi iniciada nesta terça-feira (8) em Sorriso, com o objetivo de imunizar 32.943 pessoas que integram os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A coordenadora de imunização do Município, enfermeira Kátia Dal Prá, concedeu entrevista ao programa A Voz do Povo, destacando a importância da adesão à campanha.
Para receber a dose, é necessário comparecer a uma unidade de saúde com o cartão do SUS, CPF e, se possível, o cartão de vacinas. Quem não tiver o cartão de vacinas poderá receber um novo na hora.
Neste ano, a vacina contra a gripe passa a integrar permanentemente o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, além das campanhas sazonais. A mudança tem como objetivo oferecer proteção contínua aos públicos mais vulneráveis.
Kátia Dal Prá reforçou que a imunização é uma das formas mais eficazes de prevenção contra a influenza. “Nossa meta com a vacinação é contribuir com a redução de casos e garantir a proteção contra a doença”, afirmou. Ela também destacou que a vacinação em massa contribui para interromper a cadeia de transmissão do vírus, ajudando a reduzir internações e complicações graves.
Nesta primeira fase, Sorriso deve receber 2.420 doses da vacina até sexta-feira, dia 4 de abril. Uma nova remessa, com 5.270 doses, está prevista para a próxima semana, e outras entregas devem ocorrer ao longo da campanha.
A vacina aplicada é trivalente, protegendo contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza tipo B. Ela pode ser administrada junto com outras vacinas, mas não é recomendada para crianças menores de 6 meses nem para pessoas que apresentaram reações alérgicas graves a doses anteriores.