Vacinação contra gripe começa dia 8 em Sorriso com meta de imunizar mais de 32 mil pessoas

A partir da próxima terça-feira, 8 de abril, começa em Sorriso a campanha de vacinação contra a gripe. A meta do Município é imunizar 32.943 pessoas que integram os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Para receber a vacina, é necessário comparecer a uma unidade de saúde com o cartão SUS, CPF e, se possível, o cartão de vacinas. Caso não tenha o cartão de vacinas, um novo será feito na hora.

Este ano, a vacina passa a integrar permanentemente o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, além das campanhas sazonais. A mudança, implementada pelo Ministério da Saúde, busca oferecer proteção contínua aos públicos mais vulneráveis.

A imunização é uma das principais medidas de prevenção contra a influenza, segundo a coordenadora de imunização do Município, Kátia Dal Prá. “Nossa meta com a vacinação é contribuir com a redução de casos e garantir a proteção contra a doença”, explica. Ela também ressalta que vacinar um grande número de pessoas em pouco tempo ajuda a interromper a cadeia de transmissão do vírus, reduzindo internações e agravamentos.

Inicialmente, Sorriso deve receber 2.420 doses da vacina nesta sexta-feira, dia 4 de abril. Uma segunda remessa, com 5.270 doses, está prevista para a próxima semana, e novas entregas ocorrerão ao longo da campanha.

A vacina contra a gripe é trivalente, protegendo contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, e pode ser aplicada junto com outras vacinas. No entanto, não é recomendada para crianças menores de 6 meses nem para pessoas que já apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.

A gripe, ou influenza, é uma infecção aguda do sistema respiratório com alto poder de contágio. É transmitida por gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar, além do contato com objetos contaminados. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dor muscular, tosse, dor de garganta e fadiga.

Do total estimado de 32.943 pessoas a serem imunizadas, estão incluídas 3.290 crianças de 6 meses a 2 anos, 11.014 crianças de 2 a 6 anos, 1.645 gestantes, 270 puérperas, 9.590 idosos, 2.020 trabalhadores da saúde, 931 professores, 259 pessoas privadas de liberdade, 44 funcionários do sistema prisional e 1.924 pessoas com comorbidades.

Além desses, também fazem parte dos grupos prioritários: povos indígenas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas e demais profissionais da educação.

A campanha reforça o chamado à população desses grupos para que busquem a imunização o quanto antes e ajudem a conter a disseminação do vírus na cidade.

Veja também

Instalação artística “Estamos em Obras” propõe reflexão decolonial em Sorriso

Associação Anjos de Patas reforça trabalho de resgate animal e convida para feira de adoção neste sábado em Sorriso

A Voz do Povo destaca Festival da Picanha; evento acontece domingo (12)

Vacina contra a gripe já está disponível em todas as unidades de saúde para grupos de risco em Sorriso

Nova lei permite adoção de pontos de ônibus com espaço para publicidade em Sorriso

Seduc abre inscrições para o SuperChef da Educação 2026; concurso vai premiar melhores receitas com até R$ 9 mil