Vazamento de esgoto em estação elevatória contamina água de rios em Sorriso

Há cerca de 3 meses, os moradores do bairro Jardim Topazio, em Sorriso, vêm denunciando uma preocupante situação relacionada à estação elevatória de esgoto da região. Nesta terça-feira (data), a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Ager) confirmou a gravidade da situação, destacando uma irregularidade de proporções alarmantes: grande parte do rejeito de esgoto está vazando para dentro do rio.

Adriano Carneiro Carvalho, membro da equipe da AGER Sorriso, explicou que a estação elevatória bombeia o rejeito de esgoto para o Rio Santa Maria. Há três meses, a Empresa de Gestão de Água e Esgoto de Sorriso (EGEA) foi notificada para resolver o problema, com a promessa de substituição da bomba defeituosa. “Confiamos que a situação estaria resolvida. Entretanto, há vazamentos constantes e hoje flagramos o vazamento. Esgoto escorrendo e contaminando o riacho que deságua no Rio Gonçalves, o qual corre para o Teles Pires”, disse Carvalho.

A preocupação se estende pela extensão do problema, que pode acarretar uma cadeia de contaminação. “Começa por esse riacho e acaba no Teles Pires, que é um grande rio da nossa região”, ressaltou Carneiro.

Diante da gravidade da situação, o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) foi acionado e deverá tomar as providências necessárias para solucionar o vazamento de esgoto e evitar maiores danos ambientais e de saúde pública na região.

No vídeo abaixo o flagrante registrado ontem pelo integrante da equipe da Ager.

galeria de imagens

Veja também

Secretaria avança em projetos e anuncia entrega de máquinas com presença do ministro Fávaro

Projetos culturais incentivam leitura entre crianças em Sorriso

Artesãos de 14 cidades de MT ganham espaço gratuito para expor e vender suas peças em Cuiabá

Polícia Militar aumenta em 166% as apreensões de drogas no primeiro semestre de 2025

Sema deflagra 127 operações contra crimes ambientais e aplica R$ 1,3 bilhão em multas no primeiro semestre de 2025

Sorriso está entre os municípios que mais geraram empregos em MT nos primeiros cinco meses de 2025