Vazio Sanitário do algodão fortalece sanidade da cultura no estado

Sobre o assunto, o Diretor da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão, André Guilherme Sucolotti falou em entrevista ao programa a Voz do Povo nesta quinta-feira (17).

Segundo André, que atua como produtor em Sorriso, é de suma importância para o crescimento da produção, a atenção que tem sido dada pelos produtores ao vazio sanitário. O período de 60 dias sem plantas de algodão com florada é fundamental no combate à praga do bicudo, que já inviabilizou a produção em alguns estados brasileiros.

Mato Grosso produz hoje 80% do algodão colhido no Brasil, plantando mais de 1 milhão, 185 mil hectares. O vazio sanitário é dividido em dois calendários, já que nas regiões Sul, Leste e Nordeste do estado o algodão é tratado como safra principal. Lá o vazio sanitário é mantido de 1º de outubro a 30 de novembro. Nas demais regiões, incluindo o Norte de MT, o período segue de 15 de outubro a 14 de dezembro, porque o algodão é uma safra intermediária.

O Produtor destacou que o INDEA tem fiscalizado.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Sorriso: motociclista fica gravemente ferido após bater cabeça contra parede de loja na Brescansin

Perdeu o controle: caminhão carregado com carvão tomba em rotatória da BR-163 em Sorriso

Correria no Park Shopping: segurança flagra furto e impede fuga de dupla

Programa “A Voz do Povo” recebe responsáveis pela coleta de resíduos em Sorriso

Comunidade Santa Luzia realiza tradicional Jantar Italiano neste sábado em Sorriso

Campanha “Amigos do Sangue” encerra edição 2025 com voos panorâmicos para doadores em Sorriso