Prefeitura de Sorriso prorroga fechamento do Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas

A Prefeitura de Sorriso informou que a data de encerramento do Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG), conhecido popularmente como “Lixão”, foi prorrogada para o dia 22 de dezembro, uma sexta-feira. A decisão foi protocolada no Ministério Público (MP) e ratificada durante uma reunião realizada nesta manhã, 05 de dezembro, entre o Executivo Municipal e o diretor regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Gabriel Conter.

O adiamento da data de fechamento se deve a questões legais e ambientais, conforme explicou Gabriel Conter. Sorriso possui um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público desde 2013 e foi autuado pela Sema em 2015 e 2016, orientando o encerramento do DMEG. O não cumprimento dessa determinação colocaria o município em desacordo com a legislação, sujeitando-o a penalidades, inclusive criminalmente, devido ao embargo judicial sobre a área.

Marcelo Lincoln, gestor da pasta de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec) do Município, ressaltou que o DMEG operava sob embargo judicial e que, com o fechamento, inicia-se o processo de recuperação ambiental da área.

O prefeito Ari Lafin destacou que a Administração Municipal tem mantido diálogo constante com todos os envolvidos. O processo incluiu o credenciamento de empresas para a destinação adequada de resíduos sólidos. Empresas locais foram credenciadas para lidar com essa demanda, e o prefeito salientou que os custos para os empresários serão os mesmos arcados pela Prefeitura.

Ari Lafin enfatizou a importância de cumprir com as medidas para transformar Sorriso em um exemplo ambiental. A reunião com os empresários de Disk Entulho realizada em 31 de outubro reiterou que o Município terá seis meses para realizar as tratativas de destino dos resíduos, buscando respeitar as leis ambientais.

Além disso, o prefeito ressaltou a necessidade de conscientização da população para a mudança de hábitos. A instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em pontos estratégicos da cidade será uma das ações para facilitar a destinação correta de entulhos e restos de jardinagem.

O fechamento oficial do DMEG alinha-se com o Marco Legal do Saneamento Básico, instituído em 2020, que prevê o encerramento de lixões e similares. Ari Lafin finalizou enfatizando a importância da colaboração da população nesse processo de transição e respeito ao meio ambiente. A destinação incorreta de resíduos, além de ser prejudicial ao ambiente, configura crime ambiental, sujeito a penalidades segundo a Lei 9.605/1998.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal