25.ª edição da Lei Seca resulta em 14 prisões em Sorriso

O encontro da Avenida Ademar com a Perimetral Sudeste foi  o ponto escolhido para a 25.ª edição da Operação Lei Seca deste ano, realizada na noite de sexta-feira (21 de outubro).

O trabalho foi realizado por meio da atuação conjunta entre as equipes da Guarda Municipal de Trânsito (GM), da Polícia Militar (PM), da Polícia Judiciária Civil (PJC) e do Detran, sempre com apoio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

O saldo da operação foi de 14 pessoas detidas pelo crime de conduzir sob efeito do álcool. No entanto o número de pessoas flagradas conduzindo veículos depois de ter tomado “uns traguinhos” é maior: ao todo, 23 pessoas foram enquadradas nesta situação, sendo que em três casos, o registro foi feito por auto de constatação.

Quando o etilômetro acusa volume igual ou superior a 0,34 mg de álcool por litro de ar alveolar, o vacilo é considerado crime, o que resulta em detenção. Já quando a aferição aponta índices iguais ou inferiores a 0,33 mg/l, avalia-se apenas como infração. Nos dois casos (infração ou crime), a multa é de R$ 2.934,70 e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é suspensa por 12 meses. Reincidência em menos de um ano? Multa um tantinho mais salgada: R$ 5.869,40.

Além das 14 detenções por condução sob efeito de álcool, a operação também resultou na remoção de 20 veículos, sendo 15 automóveis e 5 motocicletas. Durante a operação, cujas abordagens se estenderam até a primeira hora da madrugada de sábado (22), 156 condutores passaram pelo teste do etilômetro passivo.

“Voltamos a reiterar a necessidade de não se assumir o risco de conduzir qualquer tipo de veículo depois da ingestão de bebida alcoólica”, clama o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura. O gestor lembra da responsabilidade, tanto do condutor, quanto de quem estiver de carona, de evitar qualquer tipo de acidente. “Passe a condução para outra pessoa habilitada que não tenha bebido, chame um táxi, um motorista por aplicativo, enfim, o que não se pode é colocar em risco a própria vida e a vida de terceiros”, finaliza.

galeria de imagens

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC