330 mil hectares de terras indígenas em MT são alvo de mineradoras

Apesar da exploração da mineração em terras indígenas ser proibida pela legislação, estão ativos na Agência Nacional de Mineração (ANM) pedidos de exploração em 331,1 mil hectares dentro dessas áreas de preservação. Os dados fazem parte do projeto Infoamazonia e foram coletados em novembro de 2021.

Segundo o projeto, Mato Grosso é o quinto estado com maior área em terras indígenas com pedidos de exploração mineral. Os 331,1 mil hectares equivalem a 436,8 mil campos de futebol.

As terras indígenas em Mato Grosso com mais pedidos de exploração são a Vale do Guaporé (entre Comodoro e Pontes e Lacerda), Sararé (entre Conquista D’Oeste, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade) e Aripuanã (entre Aripuanã e Juína.

Na terra indígena Aripuanã, por exemplo, existem povos isolados, que pode ser afetados caso os requerimentos para exploração em 27,2 mil hectares sejam aprovados.

De acordo com o Infoamazonia, as mineradoras buscam extrair em Mato Grosso ouro, titânio, fosfato, diamante, além de minérios de ouro, manganês e cobre.

Veja também

Projeto Cultivar promove desenvolvimento humano entre agricultores familiares em Sorriso

Sema apresenta iniciativas que promovem desenvolvimento econômico, conservação e inclusão social

Vice-prefeito orienta grandes geradores sobre destinação de resíduos sólidos em Sorriso

Operação integrada reforça fiscalização contra pesca predatória na fase de reprodução dos peixes

Operação marca início do período de defeso da piracema nesta quarta-feira (1º)

Viveiro de mudas fortalece ensino técnico e impulsiona revitalização da Bacia do Rio Lira, em Sorriso