Chapada dos Guimarães

Passagem de caminhões, ônibus e vans está proibida na região do Portão do Inferno em Chapada dos Guimarães

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT) emitiu uma nova portaria estabelecendo restrições de trânsito na rodovia MT-251, conhecida como a estrada que liga Cuiabá até Chapada dos Guimarães. As medidas foram implementadas em resposta a instabilidades identificadas no trecho do Portão do Inferno, conforme apontado em um relatório contratado pela própria secretaria.

A partir da publicação da portaria, ficou determinada a proibição de diversos tipos de veículos no trecho compreendido entre o Complexo Turístico da Salgadeira e a Região do Buriti. A lista inclui micro-ônibus, ônibus, reboque ou semi-reboque, caminhão, caminhonete transportando carga (exceto bagagem), caminhão-trator, motor-casa e veículo automotor de transporte coletivo com capacidade para até vinte passageiros.

Esses veículos estão autorizados a circular apenas entre Cuiabá e o Complexo Turístico da Salgadeira ou entre Chapada dos Guimarães e a Região do Buritis. Além disso, a passagem de veículos com dimensões superiores a 14 metros, peso bruto total acima de 29 toneladas e quatro eixos é proibida entre a MT-351 (Estrada para Manso) e a Região do Buriti, em todos os dias e horários.

Apenas ciclomotores, motonetas, motocicletas, triciclos, quadriciclos, automóveis, caminhonetes transportando somente bagagem no compartimento de carga, mistos utilitários e veículos de urgência e emergência e transporte de pacientes, devidamente caracterizados, estão autorizados a trafegar na região do Portão do Inferno.

A Polícia Militar está intensificando a fiscalização com barreiras na Salgadeira e próximo à Casa do Mel para garantir o cumprimento das restrições. O tráfego na área do Portão do Inferno está em meia pista, no esquema pare e siga, sendo controlado pelo Batalhão de Trânsito. A situação está sob constante monitoramento e poderá ser alterada conforme as condições climáticas.

Para os veículos que não podem utilizar a Estrada de Chapada, a Sinfra-MT orienta uma rota alternativa que passa pelo município de Campo Verde, abrangendo as MTs-251 e 140, e BR-070/163. É importante ressaltar que a MT-247, que liga Água Fria até a Estrada de Manso, é uma rodovia não implementada e não suporta o peso de veículos pesados, sendo, portanto, proibido o trânsito de caminhões por essa via.

Veja também

Corpo de Bombeiros socorre vítima de capotamento na BR-163

Operação Lei Seca resulta em 12 prisões e 93 autuações em Sorriso

BR-163 tem desvio para avanço da duplicação em Lucas do Rio Verde

Simulação de acidente chama atenção para riscos com uso do celula no trânsito em Sorriso

Guarda de Trânsito flagra adolescentes em ciclomotor irregular e reforça alerta sobre uso de capacete

Carreta carregada com tijolos tomba entre residências no bairro São José, em Sorriso