‘Enem dos concursos’: prova será aplicada em 7 municípios de MT

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido com o “Enem dos concursos”, será aplicado em sete municípios de Mato Grosso. As inscrições começam em 19 de janeiro e seguem até 9 de fevereiro, conforme foi divulgado pelo governo federal na tarde desta quarta-feira (10). (Confira municípios abaixo)

  • Alta Floresta
  • Barra das Garças
  • Cáceres
  • Cuiabá
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra

COMO SE INSCREVER – Para se inscrever, o candidato precisa ter uma conta no Gov.br, de qualquer nível (ouro, prata ou bronze). Ele deverá escolher o bloco temático e, depois, os cargos. Em seguida, ordenar a sua preferência entre os cargos e entre as especialidades.

Segundo o governo, o participante poderá escolher apenas um bloco temático no momento da inscrição. A aprovação ocorrerá conforme a indicação de preferência do candidato.

APLICAÇÃO DAS PROVAS – O governo diz que se inspirou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para fazer o modelo de provas do concurso unificado. Elas serão aplicadas no dia 5 de maio em dois turnos:

Matutino (2h30 de prova)

 Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.

  • Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.

Vespertino (3h30 de prova):

  • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
  • Nível médio: provas objetivas (40 questões).

As avaliações são de caráter classificatório e eliminatório e contemplam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado, que terá validade de 12 meses.

As demais fases são:

  • perícia médica (avaliação biopsicossocial) para a reserva de vagas das pessoas com deficiência;
  • procedimento de verificação da condição declarada para as pessoas negras;
  • e procedimento de verificação documental complementar para indígenas.

Além disso, para alguns cargos, haverá uma segunda etapa, de avaliação de títulos.

Veja também

Politec lança sistemas para consulta a informações sobre o serviço de emissão de carteira de identidade nacional

Homem tenta matar ex-mulher, reage abordagem da PM e acaba morto

Mulher perde controle e capota carro na MT-242; duas crianças estavam no veículo

Duas crianças são resgatadas e pais presos por tráfico de drogas em Sorriso

Psicólogos orientam pais e responsáveis sobre cuidados com crianças durante as férias

CCPI Sorriso encerra atividades do ano com orientações sobre direitos dos idosos