Na próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro, 127 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemeis) Sonho Encantado terão o prazer de retornar às salas de aula após a conclusão do processo de revitalização da unidade. Contudo, outras três escolas em obras terão de adiar o início do ano letivo.
Na Escola Municipal Rui Barbosa, com 843 estudantes, e na Escola Municipal do Distrito de Primavera, com 550 crianças matriculadas, as aulas serão retomadas somente na segunda-feira seguinte, em 26 de fevereiro. Ambas as instituições estão passando por reformas e ampliação para melhor atender alunos, professores e membros da comunidade escolar.
Inicialmente, as aulas nessas três unidades deveriam começar em 19 de fevereiro, juntamente com o Sonho Encantado. No entanto, inspeções realizadas ontem (14.02) pela secretária de Educação, Lúcia Drechsler, a adjunta da pasta, Roberta de Bem, o secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, e fiscais das obras identificaram contratempos que impedem o retorno seguro dos alunos.
Lúcia Drechsler enfatizou que as empresas responsáveis enfrentaram obstáculos, o que levou à negociação de um novo prazo para o reinício das aulas nessas unidades. Destacou ainda que não haverá prejuízo ao processo de ensino-aprendizagem para os alunos, pois a recomposição será realizada por meio de aulas remotas em paralelo às aulas presenciais. Isso incluirá dois professores em sala de aula, professor de leitura e plantões pedagógicos, proporcionando uma recuperação mais rápida do período sem aulas.
Quanto à Escola Municipal Gente Sabida, que está sendo construída no Bairro Flor do Cerrado, espera-se que o novo prédio seja concluído nos próximos dias. As aulas para os 942 alunos estão programadas para começar em 4 de março, seguindo o mesmo modelo de recomposição da aprendizagem adotado nas demais escolas em reforma.