IFMT Sorriso adere à greve nacional dos professores e servidores da educação superior federal

Desde o início da manhã desta segunda-feira, dia 8 de abril, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em Sorriso está com suas aulas paralisadas, em adesão à greve nacional da categoria de professores e servidores da educação superior federal. O campus de Sorriso se une ao movimento que envolve as Universidades Federais e os Institutos Federais de todo o Brasil.

Segundo o Professor Fábio Ramires, o objetivo do movimento é pressionar o governo a olhar para a situação do setor educacional. “Os trabalhadores da educação federal estão enfrentando uma defasagem salarial significativa. Os professores têm uma defasagem salarial de 43%, enquanto os técnicos administrativos enfrentam uma defasagem de mais de 53% em suas remunerações. Estamos há quase um ano em negociação com o Governo Federal, mas nossas demandas não foram atendidas. Por isso, recorremos à paralisação das atividades”, explicou Ramires.

As principais reivindicações dos grevistas incluem a reestruturação da carreira, progressão dos servidores conforme graduação, qualificação e tempo de serviço, recomposição salarial e orçamentária. Os Institutos Federais e as universidades enfrentam uma falta de recursos crítica, afetando bolsas, manutenção e outros setores que foram cortados ao longo dos anos.

O professor Vinícius Miranda destacou o termo “revogaço”, utilizado no movimento, referindo-se a medidas autoritárias na administração pública que retiram direitos adquiridos. “O Governo já sinalizou interesse em discutir essas medidas, mas não houve avanços significativos em relação à recomposição salarial. No entanto, estamos dispostos a negociar e esperamos que o governo também esteja”, afirmou Miranda.

A greve continuará até que o Governo Federal sinalize positivamente para as reivindicações dos professores e servidores. Já foi marcada uma reunião para negociar na próxima semana, na esperança de encontrar uma solução para a situação. Os grevistas fazem um apelo à sociedade para que os apoie nesse movimento, que visa garantir uma educação de qualidade para todos.

Veja também

Sorriso avança em políticas habitacionais e urbanas: 640 apartamentos do Minha Casa Minha Vida têm alvará liberado

Delegação de Judô de Sorriso conquista sete medalhas no Estadual; Nicole e Sensei Eduardo são destaques

Governo de MT abre inscrições para sorteio de 25 mil ingressos para corrida da Stock Car

Governador defende lei que coloque facções como terroristas: “Todo dia matam 100”

Homem é preso em flagrante por agredir esposa e abandoná-la em rodovia após discussão em Nova Ubiratã

Homem é preso em flagrante após furtar 368 placas eletrônicas da empresa Oi em Sorriso