Abril Azul: conscientização sobre o Autismo é destaque no programa A Voz do Povo

O mês de abril é marcado pelo movimento global conhecido como Abril Azul, uma iniciativa estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar sobre o autismo e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo é diagnosticada com TEA.

Nesta quarta-feira, o programa “A Voz do Povo” ouviu as terapeutas ocupacionais Letícia e Adria, que trouxeram importantes reflexões sobre o tema. De acordo com a OMS e a Sociedade Brasileira de Pediatria, o autismo pode ser identificado nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico oficial seja realizado entre os 4 e 5 anos de idade. O TEA é reconhecido como um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades na comunicação e/ou interação social.

Alguns sinais que podem indicar a presença do TEA incluem dificuldades na interação social, problemas de comunicação, hipersensibilidade sensorial, atrasos no desenvolvimento motor e comportamentos repetitivos ou metódicos. É importante ressaltar que o autismo se manifesta em diferentes níveis, variando de formas mais leves a mais severas, e um diagnóstico detalhado deve ser realizado por profissionais de saúde capacitados.

Durante todo o mês de abril, diversas ações são realizadas em todo o mundo para promover a inclusão, a compreensão e o respeito às pessoas com TEA, destacando a importância de uma sociedade mais acolhedora e inclusiva para todos.

Veja no vídeo, a entrevista das terapeutas.

Vídeo da notícia

Veja também

Quermesse do Santuário de Nossa Senhora do Sorriso começa nesta segunda

Prefeito Alei Fernandes destaca avanços e investimentos em entrevista alusiva aos 39 anos de Sorriso

Ações do Gefron geram prejuízo de 230 milhões às facções criminosas com Tolerância Zero

Governo de MT assina termo para construção de centro do SER Família com atendimento a crianças com autismo

Homem com dois mandados de prisão é detido pela PM de Sorriso

Segurança: câmeras com reconhecimento facial da Exporriso identificam foragido da justiça