Polícia Federal realiza operação nacional para capturar foragidos da Lesa Pátria

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (6/6) uma operação de grande escala com o objetivo de capturar foragidos envolvidos na Lesa Pátria. A ação cumpre mandados de prisão preventiva emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 18 estados e no Distrito Federal, visando a captura de investigados e condenados relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023.

Desde seu início, a Operação Lesa Pátria já está em sua 27ª fase e resultou na prisão de centenas de indivíduos, incluindo vândalos, financiadores, autoridades omissas e incitadores dos crimes cometidos no início do ano passado. Entre os réus, mais de duzentos deliberadamente descumpriram medidas cautelares judiciais ou fugiram para outros países, tentando escapar da aplicação da lei penal.

Até o momento, a operação resultou na prisão de 48 pessoas nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e no Distrito Federal. A Polícia Federal continua realizando diligências para localizar e capturar outros 160 condenados ou investigados que permanecem foragidos.

Os crimes sob investigação incluem, em tese, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações seguem em curso e a Operação Lesa Pátria permanece ativa, com atualizações periódicas sobre o número de mandados cumpridos e pessoas capturadas.

Veja também

Sorriso: dupla é presa logo após praticar série de roubos na cidade

Edson Morbach fala sobre benefícios dos medicamentos fitoterápicos

Presidente e gerente do Sindicato Rural falam sobre safra de soja, produção rural e eleições na entidade

Advogado fala sobre projeto de loteamento ao lado do Parque Ecológico de Sorriso

Dois homens são esfaqueados após buscar mulher para festa; um morreu no local

BR-163/MT: 48 anos de desenvolvimento e expansão